Bolsas da Europa fecham sem sinal único, com ata do BCE, Alemanha e Fed

Estadão Conteúdo

Publicado 25.08.2022 10:29

Atualizado 25.08.2022 13:40

Bolsas da Europa fecham sem sinal único, com ata do BCE, Alemanha e Fed

Os mercados acionários da Europa tiveram sessão volátil, sem muito impulso nem sinal único, nesta quinta-feira, 25. Investidores avaliavam a ata da reunião do Banco Central Europeu (BCE), publicada nesta quinta, e também novos sinais da economia da Alemanha. Além disso, havia expectativa pelo Simpósio de Jackson Hole, do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), que deve trazer mais pistas sobre a política monetária dos Estados Unidos, com impactos mundiais.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,31%, em 433,38 pontos.

O início do pregão na Europa foi modestamente positivo, mas as bolsas em geral mostraram pouco impulso em toda a jornada. O BCE publicou ata da reunião na qual elevou os juros em 50 pontos-base, em julho. O documento mostrou que um "número muito grande" de dirigentes defendeu esse passo, o que surpreendeu analistas, já que o banco central havia sinalizado antes uma alta de 25 pontos-base.

Ao avaliar a ata nesta quinta, o ING diz acreditar que o BCE subirá os juros em 50 pontos-base em setembro, mas acrescenta que espera uma pausa depois disso, ante riscos como uma recessão econômica e uma crise de falta de gás, diante dos cortes da Rússia.

O Morgan Stanley (NYSE:MS), por sua vez, projeta também alta de 50 pontos-base no próximo mês, vendo o BCE concentrado nos indicadores para reagir a eles e também atento aos riscos de fragmentação nos mercados de dívida.

Na agenda de indicadores, o índice Ifo de sentimento das empresas caiu de 88,7 em julho a 88,5, quando a previsão dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal era de queda maior, a 87,2.

O Instituto Ifo, porém, afirmou em seu relatório que a economia alemã como um todo deve sofrer contração no terceiro trimestre, que poderia ser de "cerca de 0,5%".

Na Alemanha, o PIB cresceu 0,1% no segundo trimestre ante o primeiro, mostrou revisão desta quinta, mas a Oxford Economics vê uma perspectiva "nebulosa" para a economia do país neste momento. A Oxford espera estagnação da economia alemã no terceiro trimestre e recessão técnica na virada do ano.

Os negócios nos mercados europeus seguiam, como no restante da semana, em tom de certa cautela, à espera de novidades do Fed em Jackson Hole. Dirigentes do BC norte-americano já se pronunciavam nesta quinta, em geral reforçando preocupações com a inflação, que deve manter o Fed elevando juros para conter o quadro.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em alta de 0,11%, em 7.479,74 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX avançou 0,39%, a 13.271,96 pontos.

Já em Paris, o índice CAC 40 recuou 0,08%, a 6.381,56 pontos.

Na Bolsa de Milão, o índice FTSE MIB registrou ganho de 0,10%, a 22.454,43 pontos.

Em Madri, o índice Ibex 35 caiu 0,20%, a 8.182,70 pontos, enquanto em Lisboa o PSI 20 recuou 0,11%, a 6.244,32 pontos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações