Bolsas da Europa fecham sem sinal único, com balanços e indicadores em foco

Estadão Conteúdo

Publicado 28.10.2022 10:33

Atualizado 28.10.2022 14:01

Bolsas da Europa fecham sem sinal único, com balanços e indicadores em foco

Os mercados acionários da Europa não registraram direção única, nesta sexta-feira, 28. Investidores monitoraram balanços corporativos e indicadores, além dos próximos passos do Banco Central Europeu (BCE) na política monetária, após a elevação de juros anunciada na quinta-feira.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,14%, em 410,76 pontos. Na comparação semanal, ele avançou 3,65%.

Na agenda de indicadores, o Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha cresceu 0,3% no terceiro trimestre ante o anterior, mesmo em momento de dificuldades com o quadro energético, diante dos cortes da Rússia no contexto da guerra na Ucrânia.

Analistas previam recuo de 0,2%. Na França, o PIB avançou 0,2% na mesma comparação, ante expectativa de alta de 0,1%, enquanto o PIB da Espanha cresceu 0,2%, ante expectativa de avanço de 0,3%. Na zona do euro, o índice de sentimento econômico recuou a 92,5 pontos em outubro, na mínima desde novembro de 2020.

A Oxford Economics diz que, a partir dos dados por países até agora disponíveis, o PIB da zona do euro que sai nesta segunda-feira pode mostrar sinal "levemente positivo". A própria consultoria lembra que previa até recentemente contração. De qualquer modo, a Oxford acredita que a região deve sofrer contração econômica no quarto trimestre. Ela ainda acrescenta que dados que apontam para o futuro sugerem que "a questão é quão profunda a recessão será, não se haverá uma".

Entre os dirigentes do BCE, Madis Müller afirmou que os juros devem continuar a subir no futuro próximo, para conter a inflação. Já François Villeroy de Galhau também sinalizou que o aperto monetário continuará, mas comentou que as próximas altas não necessariamente serão de 75 pontos-base.

No setor corporativo, a ação da Air France-KLM recuava mais de 14% perto do fechamento em Paris, após a empresa aérea francesa ter exibido lucro abaixo do esperado no terceiro trimestre. Volkswagen (ETR:VOWG) caía quase 2% em Frankfurt perto do fim do pregão, após reduzir projeção para a entrega de veículos neste ano. Airbus (EPA:AIR) teve receita acima do esperado, mas com lucro ajustado inferior ao previsto e o papel subia mais de 3,5% em Paris, após ter chegado a cair.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em baixa de 0,37%, em 7.047,67 pontos. Na comparação semanal, houve alta de 1,12%.

Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,24%, a 13.243,33 pontos, com ganho de 4,03% na semana.

Na Bolsa de Paris, o índice CAC 40 avançou 0,46%, a 6.273,05 pontos. O ganho semanal do índice francês foi de 3,94%.

O índice FTSE MIB, da Bolsa de Milão, fechou em queda de 0,27%, a 22.529,20 pontos, com alta de 4,46% na semana.

Em Madri, o índice IBEX 35 recuou 0,24%, a 7.902,40 pontos, com ganho de 4,73% na comparação semanal.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 caiu 0,32%, a 5.657,59 pontos. Na semana, o índice subiu 3,02%.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações