Bolsas da Europa fecham sem sinal único, com guerra na Ucrânia e alta do petróleo

Estadão Conteúdo

Publicado 21.03.2022 11:51

Atualizado 21.03.2022 15:10

Bolsas da Europa fecham sem sinal único, com guerra na Ucrânia e alta do petróleo

As bolsas da Europa fecharam mistas nesta segunda-feira, 21. A guerra na Ucrânia e seus impactos sobre a economia continuam sendo monitoradas pelos investidores e pesam sobre o sentimento de risco, enquanto a alta do petróleo dá impulso ao setor de energia.

O índice pan-europeu Stoxx500 ficou próximo à estabilidade, com alta de 0,04%, a 454,79 pontos.

A Bolsa de Londres, por sua vez, subiu 0,63%, a 7.451,42 pontos. O avanço dos ativos do petróleo no mercado futuro garantiram ganhos às petroleiras Shell (NYSE:SHEL) (+4,05%) e BP (+4,05%).

Os papéis da Antofagasta (LON:ANTO) foram os que tiveram maior ganho nesta sessão, de 8,08%, depois da mineradora chilena anunciar que sairia de seu negócio no Paquistão, Reko Diq, recebendo a soma de cerca de US$ 900 milhões no processo, explica a CMC Markets. Anglo American (LON:AAL) (+6,12%), Glencore (LON:GLEN) (+3,82%) e Rio Tinto (LON:RIO) (+3,26%) acompanharam o movimento.

"O DAX, por outro lado, está lento, depois que o Bundesbank disse que a invasão da Ucrânia pela Rússia tinha o potencial de prejudicar de forma mensurável a economia alemã e tornar qualquer desempenho econômico no segundo trimestre muito mais fraco do que o esperado devido aos preços mais altos da energia", diz o analista-chefe para mercados na CMC, Michael Hewson. Ainda hoje, foi divulgada a inflação ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da Alemanha, que atingiu nível recorde em fevereiro, com salto anual de 25,9%. A Bolsa de Frankfurt recuou 0,60%, a 14.326,97 pontos, enquanto em Paris, o CAC 40 teve baixa de 0,57%, a 6.582,33 pontos.

No fim de semana, a Rússia usou mísseis hipersônicos em ataque contra a Ucrânia. Na cidade de Mariupol, o governo russo chegou a propor uma saída segura para a população, desde que a administração ucraniana se rendesse - proposta que foi negada pelo país.

Já na capital Kiev, o prefeito relatou "várias explosões" neste domingo. A União Europeia acusou a Rússia de cometer crimes de guerra, mas não sinalizou uma nova rodada de sanções. Em carta ao presidente do Conselho Europeu, o líder do Eurogrupo afirmou que o conflito "está tirando impulso do crescimento e exacerba pressões inflacionárias" na região.

Nesta segunda-feira, a Fitch cortou sua projeção de crescimento global, de 4,2% para 3,5% neste ano, diante da ameaça à oferta de energia pelo mundo com a invasão da Rússia na Ucrânia. Para zona do euro, a agência reviu a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,5% para 3,0%. Por outro lado, as projeções para preços do petróleo em 2022 e 2023 foram revisadas para cima.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em Milão, o FTSE MIB subiu 0,52%, a 24.347,60 pontos, enquanto nas praças ibéricas, o PSI 20 avançou 0,07%, a 5.696,41 pontos, e o IBEX 35 caiu 0,34%, a 8.389,20 pontos, conforme dados preliminares.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações