Bolsas da Europa fecham sem sinal único, com inflação, balanços e guerra no radar

Estadão Conteúdo

Publicado 13.04.2022 11:37

Atualizado 13.04.2022 15:10

Bolsas da Europa fecham sem sinal único, com inflação, balanços e guerra no radar

Os mercados acionários da Europa fecharam sem sinal único, nesta quarta-feira. Investidores estiveram atentos a sinais da inflação, com expectativa também por balanços corporativos, enquanto a guerra na Ucrânia seguiu em foco.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,03%, em 456,78 pontos.

No Reino Unido, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do país subiu 7,0% em março, na comparação anual, acima da previsão de alta de 6,7% dos analistas. O resultado é o mais forte desde 1992. O ING destacou em comunicado a surpresa para cima da inflação no país, que para o banco holandês dificulta mais a tarefa dos dirigentes do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), atentos à trajetória dos preços, mas também à deterioração do quadro no crescimento local.

A Capital Economics acredita que a inflação do Reino Unido ficará acima de 7% na maior parte de 2022 e acima de 3,0% na maioria de 2023, o que para a consultoria levará o BoE a elevar os juros mais do que o banco central espera atualmente.

Em evento nesta quarta, a secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, mencionou o risco de recessão na Europa, no quadro atual, com a guerra na Ucrânia, sanções contra a Rússia e seus impactos. Yellen também destacou a força global da inflação, em parte por causa do conflito.

Nos mercados europeus, investidores também se posicionavam para a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), nesta quinta-feira. Além disso, a temporada de balanços nos EUA recebe atenção, por suas sinalizações para o quadro econômico no país e no mundo.

O conflito na Ucrânia e seus impactos seguem como tema importante. Nesta quarta, a União Europeia aprovou mais verba para ajudar o país a se defender, totalizando já 1,5 bilhão de euros em auxílio do bloco para o país. Os EUA também preparam novo pacote de ajuda aos ucranianos.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou com ganho de 0,05%, em 7.580,80 pontos. A petroleira BP subiu 0,35% e, entre os bancos, Barclays (LON:BARC) avançou 0,70% e Lloyds, 0,05%.

Em Frankfurt, o índice DAX recuou 0,34%, a 14.076,44 pontos. Entre os papéis mais negociados, Deutsche Bank avançou 0,81% e Deutsche Telekom, 1,43%, mas E.ON recuou 1,32%. Commerzbank terminou em alta de 0,41%

O índice CAC 40, da Bolsa de Paris, subiu 0,07%, a 6.542,14 pontos. TotalEnergies avançou 1,21%, no setor de energia, e Crédit Agricole ganhou 0,43%.

Na Bolsa de Milão, o índice FTSE MIB registrou alta de 0,22%, a 24.722,16 pontos, encerrando na máxima do dia. Telecom Itália foi o papel mais negociado, em alta de 3,00%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em Madri, o índice Ibex 35 subiu 0,46%, a 8.617,80 pontos. Santander (SA:SANB11) teve baixa de 0,30% e BBVA (BME:BBVA), de 0,33%, mas Dia subiu 2,33% e Repsol (BME:REP), 2,27%.

Na Bolsa de Lisboa, o índice PSI 20 fechou em baixa de 0,26%, a 6.081,74 pontos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações