Bolsas da Europa fecham sem sinal único, com restrições por covid-19 em foco

Estadão Conteúdo

Publicado 25.03.2021 12:00

Atualizado 25.03.2021 15:10

Bolsas da Europa fecham sem sinal único, com restrições por covid-19 em foco

Os mercados acionários europeus tiveram pregão negativo durante boa parte desta quinta-feira, 25, mas algumas praças reagiram na reta final e subiram levemente, resultando em dia misto. As bolsas locais foram influenciadas sobretudo pela piora do quadro na covid-19 na região, que tem levado a mais medidas para restringir a circulação de pessoas e conter o vírus.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em baixa de 0,07%, em 423,08 pontos.

Medidas impostas nos últimos dias por Alemanha, França, Holanda e Bélgica endureceram restrições, em meio a um temor de terceira onda de casos da covid-19 no continente.

O Danske Bank afirma em relatório que a situação é "desafiadora" na União Europeia, com "casos em alta em vários países, como Alemanha, França, Itália, Holanda, Bélgica e Áustria".

Segundo o banco, um ganho de fôlego nos casos com a variante britânica do vírus gera mais desafios para controlar o quadro, com avanço nos registros da doença mesmo em meio a relaxamentos "apenas moderados" das restrições até agora.

O Danske projeta que abril deve ser o "ponto de inflexão" da crise de saúde no Hemisfério Norte, em relação a casos e mortes pela covid-19, com tempo mais quente na região e também avanço da vacinação dos mais idosos e grupos de maior risco em geral. "Porém para a UE há o risco claro de que o ponto de inflexão seja retardado para maio, já que a vacinação está muito mais lenta do que no Reino Unido e nos EUA", compara.

Nesta quinta, o Banco Central Europeu (BCE) afirmou em relatório que a retomada de restrições mais rígidas no continente para conter o salto recente dos casos da covid-19 já se reflete na economia nas últimas semanas. Ainda no noticiário, foi reportado que a Novavax pode atrasar entregas de doses de vacinas almejadas pela União Europeia, em mais uma dificuldade para o bloco nesse processo.

Na agenda de indicadores, o índice de confiança do consumidor da Alemanha subiu de -12,7 em março a -6,2 em abril, segundo o instituto alemão GfK. A pesquisa, contudo, não captou o avanço mais recente dos casos no país. A Pantheon viu no dado uma "reação sólida", mas previu nova perda de fôlego adiante.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em baixa de 0,57%, em 6.674,83 pontos. BP (LON:BP) (SA:B1PP34) registrou recuo de 2,60%, em jornada negativa para o petróleo, e BHP (LON:BHPB) (SA:BHPG34) fechou em queda de 1,68%, entre as mineradoras. Entre os bancos, Barclays (LON:BARC) caiu 1,18%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em Frankfurt, o índice DAX reagiu na reta final e subiu 0,08%, a 14.621,36 pontos, encerrando na máxima do dia. Houve máxima diária no fechamento também em Paris, com o CAC 40 em alta de 0,09%, em 5.952,41 pontos. Em Milão, o índice FTSE MIB avançou 0,04%, a 24.218,55 pontos.

Já em Madri, o índice IBEX 35 registrou queda de 0,41%, a 8.409,50 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI 20 caiu 1,67%, para 4.763,81 pontos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações