Bolsas da Europa ficam mistas, após CPI do Reino Unido e antes de Fed e BoE

Estadão Conteúdo

Publicado 22.03.2023 10:54

Atualizado 22.03.2023 14:40

Bolsas da Europa ficam mistas, após CPI do Reino Unido e antes de Fed e BoE

Os mercados acionários europeus fecharam na maioria em alta nesta quarta-feira, 22, enquanto investidores operam em compasso de espera pelas decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês). A expectativa majoritária de analistas é de que ambos elevem juros em 25 pontos-base, sendo que a perspectiva com relação ao BoE ocorre na esteira de dados que mostraram que a inflação ao consumidor (CPI) do Reino Unido voltou a ganhar força em fevereiro.

Segundo a ONS, a taxa anual do CPI britânico ficou em 10,4% em fevereiro, ante 10,1% em janeiro. O resultado ficou bem acima da previsão de taxa de 9,9%. Vários analistas esperam alta de 25 pontos-base (pb) na taxa básica de juros pelo BC britânico, levando-a 4,25%, mas também há diversas vozes que ponderam sobre a possibilidade de outros desfechos, sobretudo manutenção da política, diante dos renovados temores de crise bancária.

"O salto inesperado de hoje no CPI do Reino Unido deixou o FTSE 100 abrir em baixa. À medida que o dia avançava, a referência do Reino Unido lentamente voltou ao território positivo, liderada pelo setor bancário e pelos bens de consumo básicos, enquanto o índice procurou recuperar algumas das perdas das últimas semanas", analisa a CMC Markets. Assim, em Londres, o FTSE 100, subiu 0,41% a 7.566,84 pontos. Entre gigantes bancários europeus, o papel do Deutsche Bank caiu 1,79% em Frankfurt e o do HSBC avançou 2,0% em Londres.

A S&P Global Ratings avalia que os bancos europeus têm condições de superar a recente turbulência nos mercados financeiros e que o Credit Suisse (SIX:CSGN) é um "ponto fora da curva". A agência de classificação de risco diz ainda que reguladores e banco centrais da Europa vão continuar lidando de forma pragmática com eventuais novas questões de instabilidade financeira.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, por sua vez, disse mais cedo que a instituição não está comprometida a elevar mais seus juros básicos, mas também não encerrou o processo de alta das taxas. Já o dirigente Fabio Panetta afirmou que o BC europeu deverá manter a postura desinflacionária até haver sinais concretos de que a inflação está retornando à meta de 2% ao ano.

Outra decisão no radar dos investidores é a do Fed. "Continuar com uma alta de 25 pontos-base dá a Powell a melhor esperança de preservar o recente mínimo de estabilidade do mercado. Mostra também determinação no combate à inflação e confiança na contenção dos riscos para a estabilidade financeira", avalia o Citi.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Tudo somando, o índice DAX, em Frankfurt, fechou em alta de 0,14%, a 15.216,19 pontos. O CAC 40, em Paris, avançou 0,26%, a 7.131,12 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, fechou em queda de 0,12%, a 26.523,33 pontos. Já em Madri, o índice IBEX 35 subiu 0,26%, a 9.072,52 pontos. Por fim, na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 perdeu 0,63%, a 5.833,88 pontos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações