Bolsas da Europa: praças fecha em baixa com foco na alta dos juros de longo prazo

Estadão Conteúdo

Publicado 05.03.2021 11:42

Atualizado 05.03.2021 15:10

Bolsas da Europa: praças fecha em baixa com foco na alta dos juros de longo prazo

As bolsas da Europa fecharam majoritariamente em baixa nesta sexta-feira, em mais uma semana marcada pela apreensão dos investidores com o aumento nos juros dos títulos soberanos de longo prazo. Os mercados chegaram a ganhar fôlego com a criação de empregos acima do esperado nos EUA em fevereiro e com a alta do petróleo, mas o fôlego dos índices acionários durou pouco tempo.

O índice pan-europeu Stoxx 600, que reúne as principais ações do continente, encerrou o pregão com perda de 0,78%, a 408,68 pontos, mas subiu 0,91% na comparação semanal.

Depois do discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, nesta quinta-feira, 4, os rendimentos longos dos Treasuries continuaram a subir. O dirigente disse que o movimento na renda fixa "chamou sua atenção", mas ponderou que o Fed só agirá se houver deterioração "persistente" nas condições financeiras, o que ele não visualiza no momento. Nesta sexta-feira, o juro da T-note de 10 anos chegou a ultrapassar a marca de 1,6%.

Como os juros mais altos aumentam os custos do financiamento para as empresas, os investidores têm vendido ações. "Tanto o Fed quanto o BCE Banco Central Europeu têm opções limitadas para interromper o aumento dos rendimentos antes das reuniões de março, uma vez que o Fed entra no período de silêncio neste sábado e o BCE já está em silêncio, o que pode causar alguma volatilidade", dizem analistas do banco dinamarquês Danske Bank.

Dirigente do Banco da Inglaterra (BoE), Jonathan Haskel afirmou hoje que vê "poucos riscos" de a inflação ficar sustentadamente acima da meta de 2% por muito tempo.

A divulgação do relatório de empregos (payroll) americano chegou a dar força às bolsas da Europa. De acordo com o Departamento do Trabalho, a maior economia do mundo criou 379 mil vagas em fevereiro, acima da mediana das estimativas de analistas consultados pelo Projeções Broadcast. O avanço do petróleo, que impulsionou as petroleiras, também já havia sustentado alguns ganhos no mercado acionário europeu, que foram igualmente temporários.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 acabou fechando em baixa de 0,31%, a 6630,52 pontos, mas subiu 2,27% na semana. As ações da petroleira Royal Dutch Shell (LON:RDSa) (SA:RDSA34) avançaram 1,43%.

Em Frankfurt, o índice DAX teve baixa de 0,97%, a 13920,69 pontos, com ganho semanal de 0,97%. Em Paris, o CAC 40 recuou 0,82%, a 5782,65 pontos, mas avançou 1,39% na semana. As ações da Airbus (PA:AIR) caíram 4,87% e as da Renault (PA:RENA) cederam 1,60%. Os papéis da petroleira Total (PA:TOTF), por outro lado, subiram 1,89%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em Milão, o índice FTSE MIB fechou em queda de 0,55%, a 22965,63 pontos. Na semana, o índice subiu 0,51%.

Na Bolsa de Madri, o índice IBEX 35 recuou 0,80%, a 8286,80 pontos, mas ganhou 0,51% na comparação com o fechamento de sexta-feira passada. O PSI 20, de Lisboa, foi o único a registrar alta hoje, de 0,50%, a 4671,94 pontos, mas caiu 0,64% na semana.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações