Bolsas da Europa se recuperam após dados locais, com ganhos liderados por mineradoras

Estadão Conteúdo

Publicado 12.04.2024 08:04

Bolsas da Europa se recuperam após dados locais, com ganhos liderados por mineradoras

Por Sergio Caldas*

São Paulo, 12/04/2024 - As bolsas europeias operam em alta na manhã desta sexta-feira, ensaiando recuperação do fraco desempenho de ontem e com ganhos liderados por mineradoras, enquanto investidores digerem dados positivos do Reino Unido e da Alemanha e aguardam o início de fato da temporada de balanços corporativos dos EUA, com resultados de gigantes bancários.

Por volta das 6h30 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,99%, a 509,57 pontos. Apenas o subíndice de mineração saltava 2,8%, enquanto o de tecnologia subia 0,7%.

No Reino Unido, a produção industrial teve alta mensal de 1,1% em fevereiro, surpreendendo analistas que previam estabilidade. Já o Produto Interno Bruto (PIB) britânico cresceu 0,1% no mesmo período, em um novo sinal de que o país está deixando a recessão para trás. Na Alemanha, por sua vez, foi confirmado que a taxa anual da inflação ao consumidor (CPI) desacelerou a 2,2% em março.

Ontem, o Banco Central Europeu (BCE) deixou seus juros básicos inalterados pela quinta vez seguida, mas também sinalizou que poderá cortar as taxas em junho se houver mais indícios de que a inflação na zona do euro caminha para a meta oficial de 2% de forma sustentada.

Tanto o euro quanto a libra operam em forte baixa ante o dólar nos negócios da manhã, o que tende a favorecer as ações de exportadoras europeias.

Investidores na Europa também aguardam hoje balanços de grandes bancos dos EUA, incluindo JPMorgan (NYSE:JPM) e Citigroup.

Às 6h47 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 1,20%, a de Paris avançava 0,71% e a de Frankfurt ganhava 0,76%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham altas de 0,97%, 0,98% e 1,06%, respectivamente.

Entre ações individuais, a da BP saltava mais de 3% em Londres, após relatos de que a petrolífera britânica foi recentemente alvo de possível aquisição pela Abu Dhabi National Oil Co. (Adnoc), dos Emirados Árabes Unidos.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações