Bolsas da Europa sobem após CPI reforçar chance de pausa em juros; Commerzbank salta quase 11%

Estadão Conteúdo

Publicado 29.09.2023 04:20

Atualizado 29.09.2023 07:40

Bolsas da Europa sobem após CPI reforçar chance de pausa em juros; Commerzbank salta quase 11%

As bolsas europeias operam em alta na manhã desta sexta-feira, 29, ampliando ganhos da quinta-feira, após dados de inflação da zona do euro mais fracos do que o esperado reforçarem as chances de uma pausa no aperto monetário da região. Em Frankfurt, a ação do Commerzbank dispara após o banco alemão revelar planos de devolver mais capital aos acionistas.

Por volta das 6h45 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 1,04%, a 453,18 pontos.

Levantamento preliminar da Eurostat mostrou que a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro desacelerou a 4,3% em setembro, ante 5,2% em agosto.

O resultado, que ficou bem abaixo do previsto, abre a possibilidade de que o Banco Central Europeu (BCE) deixe seus juros inalterados em sua próxima reunião de política monetária.

Há duas semanas, o BCE elevou juros pela 10ª vez consecutiva, mas também sinalizou a hipótese de uma pausa na sequência de aumentos, a depender do comportamento dos dados econômicos, em especial da inflação. De qualquer forma, o CPI segue muito acima da meta oficial de inflação do BCE, de taxa de 2%.

Mais cedo, foi confirmado também que o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,2% no segundo trimestre ante o primeiro, enquanto a Destatis apontou uma inesperada queda nas vendas do varejo alemão em agosto.

Às 6h58 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,85%, a de Paris avançava 0,86% e a de Frankfurt tinha ganho de 0,85%. Já as de Milão, Madri e Lisboa exibiam altas de 0,86%, 0,61% e 0,78%, respectivamente.

Segundo maior banco da Alemanha, o Commerzbank era destaque em Frankfurt, com um salto de 10,7% em suas ações, após anunciar que pretende devolver 3 bilhões de euros a seus acionistas por meio de dividendos e recompras de ações.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações