Bolsas da Europa sobem, com balanços e apetite por risco no mercado global

Estadão Conteúdo

Publicado 29.07.2021 11:28

Atualizado 29.07.2021 14:40

Bolsas da Europa sobem, com balanços e apetite por risco no mercado global

As bolsas da Europa fecharam em alta, com impulso da temporada de balanços e na esteira de uma sessão positiva nos mercados acionários asiáticos e americanos. O índice pan-europeu Stoxx 600 teve avanço de 0,46%, aos 463,84 pontos.

Em Londres, o FTSE 100 fechou com alta de 0,88%, a 7.078,42 pontos. As ações da Anglo American (LON:AAL) tiveram alta de 5,36%, após a empresa registrar um salto no lucro do trimestre mais recente. Assim como a holandesa ArcelorMittal, que contou com alta de 4,07%, após reverter prejuízos e lucrar no último trimestre. No caso do Lloyds, houve queda de 1,24%, apesar do salto de 12,7% no lucro trimestral ante mesmo período de 2020. A AstraZeneca (LON:AZN) (SA:A1ZN34), por sua vez, registrou queda de 27,24% no lucro na comparação anual e viu suas ações terem queda de 0,13% neste pregão.

O francês CAC 40 avançou 0,37%, a 6.633,77 pontos. Apesar das quedas registradas pelos papeis do Casino Guichard Perrachon (PA:CASP) (-0,78%) e da Airbus (PA:AIR) (-0,61%), mesmo tendo reduzido e revertido, respectivamente, o prejuízo do semestre anterior. Em um dia com avanços no mercado de petróleo, o avanço de 2,17% da TotalEnergies (PA:TTEF) contribuiu para a alta do índice.

Já em Frankfurt, o DAX subiu 0,45%, a 15.640,47 pontos, e, em Milão, o FTSE MIB subiu 1,01%, a 25516,46 pontos.

A Royal Dutch Shell (LON:RDSa) (SA:RDSA34) viu sua ação de classe A subir 3,77%, apesar da queda do lucro na comparação anual, enquanto a Volkswagen (DE:VOWG) avançou 1,73%, ao reverter prejuízo e lucrar no segundo trimestre.

Por outro lado, a gigante Anheuser Busch Inbev (BR:ABI) (SA:ABUD34) viu suas ações despencarem 5,83% na bolsa de Bruxelas, apesar do forte lucro registrado. A companhia disse ainda estar lidando com os desafios dos gargalos na cadeia produtiva. Os papéis da Telefonica (MC:TEF) (SA:TLNC34) (-0,83%) também fecharam em território negativo, após a companhia informar queda na receita. Na Suiça, os do Credit Suisse (SIX:CSGN) (SA:C1SU34) caíram 1,98%, após o banco divulgar lucro trimestral inferior ao do mesmo período do ano passado.

Contribuiu para o clima positivo nos mercados a melhora da confiança entre empresários e consumidores nas últimas semanas na região. A Comissão Europeia informou hoje que o índice de sentimento econômico da zona do euro atingiu o maior nível da história, ao subir a 119 pontos no mês de julho.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Nas praças ibéricas, o Ibex 35 subiu 0,60%, a 8.786,30 pontos, em Madri, e o PSI 20 avançou 0,49%, a 5.119,48 pontos, em Lisboa.

Para a Oxford Economics, o dado confirma que o bloco europeu caminha para crescimentos recordes nos próximos meses. No entanto, a consultoria ressalta que, por conta do avanço da variante delta do coronavírus, é possível que o sentimento piore nos próximos meses.

As bolsas europeias ainda assimilaram a decisão de política monetária do Federal Reserve, divulgada ontem após o fechamento dos mercados.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações