Bolsas da Europa sobem com expectativas por estímulo nos EUA e acordo pós-Brexit

Estadão Conteúdo

Publicado 04.12.2020 12:32

Atualizado 04.12.2020 15:40

Bolsas da Europa sobem com expectativas por estímulo nos EUA e acordo pós-Brexit

Os principais índices acionários da Europa fecharam em alta nesta sexta-feira, em dia de otimismo nos mercados, que acompanharam as negociações por estímulos fiscais nos Estados Unidos e a possibilidade do acordo comercial pós-Brexit entre o Reino Unido e a União Europeia estar próximo de ser fechado. Segundo afirmou de forma anônima um dirigente da UE à Reuters, um acordo com os britânicos é "iminente" e deve sair já no fim de semana.

O índice pan-europeu Stoxx 600 avançou 0,59% ao fim do pregão desta sexta, fechando aos 394,04 pontos. Já o ganho semanal foi de 0,21%.

Em Londres, o índice FTSE 100 avançou 0,92%, aos 6.550,23 pontos, impulsionado por ações de empresas petrolíferas após a decisão da Organização dos Países Exportadores e aliados (Opep+) de aumentar gradualmente a produção da commodity em 2021. A British Petroleum teve a maior alta da bolsa londrina nesta sexta, de 3,92%, seguida da Shell, que avançou 3,21%. No acumulado semanal, o FTSE 100 avançou 2,87%.

A Glencore (LON:GLEN) também ajudou a impulsionar o índice londrino. A ação da mineradora em Londres fechou em alta de 3,10%, após anúncio da sucessão de comando da empresa, que passará a ser chefiada pelo atual chefe do setor de carvão da Glencore, Gary Nagle.

A decisão da Opep+ também beneficiou as ações das Bolsas de Paris, cujo índice CAC 40 fechou em alta de 0,62%, aos 5.609,15 pontos, com ganho semanal de 0,20%. A Total SE, empresa petroquímica listada em Paris, fechou em alta de 3,36%.

No cenário interno, além do Brexit, investidores europeus monitoraram os impasses envolvendo a resistência de Hungria e Polônia contra o plano orçamentário europeu para o período de 2021 a 2027. De acordo com o comissário para Economia da UE, Paolo Gentiloni, o orçamento entrará em vigor mesmo sem a aprovação dos países divergentes. A Capital Economics aposta que o entrave será resolvido "de uma forma ou de outra".

O índice italiano FTSE MIB, de Milão, avançou 0,78%, aos 22.178,80 pontos, mas retraiu 0,78% na semana.

Já o DAX de Frankfurt, na Alemanha, teve a menor alta entre os principais índices europeus nesta sexta, ao fechar com variação positiva de 0,35%, aos 13.298,96 pontos, mas também com recuo semanal, de 0,28%.

Na Espanha, o setor bancário foi o destaque entre as ações listadas no Ibex 35 de Madri, que fechou na máxima do dia com ganhos de 1,49%, aos 8.322,90 pontos. O Santander (SA:SANB11) e o BBVA (MC:BBVA) acumularam a maior alta do índice nesta sexta, com avanços de 5,71% e 5,54%, respectivamente. Já o BankInter terminou o pregão com alta de 3,51%. O índice teve alta de 1,61% desde a última sexta-feira.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Por fim, em Lisboa, o PSI 20 teve alta de 1,37%, logo abaixo das bolsas de Madri, e no acumulado semanal avançou 1,10%.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações