Bolsas da Ásia fecham em alta, com PMI chinês e relaxamento de cerco contra techs

Estadão Conteúdo

Publicado 06.06.2022 04:52

Atualizado 06.06.2022 08:10

Bolsas da Ásia fecham em alta, com PMI chinês e relaxamento de cerco contra techs

As bolsas da Ásia fecharam em alta nesta segunda-feira, 6, após a melhora em dado de atividade na China aumentar otimismo em relação ao relaxamento das restrições contra a covid-19 no país. Em destaque, Hong Kong saltou quase 3%, na esteira da notícia sobre afrouxamento do cerco de Pequim contra a DiDi Global e outras gigantes de tecnologia.

O índice de gerentes de compras (PMI) composto chinês subiu de 37,2 em abril para 42,2 em maio, de acordo com pesquisa divulgada pela S&P Global e a Caixin Media. Tanto os componentes de indústria e serviço ganharam fôlego no mês passado.

Embora ainda esteja em território de contração, abaixo de 50, o indicador registrou sensível melhora, à medida que várias cidades diminuem as rígidas medidas de controle da pandemia.

Nesse cenário, o índice Xangai composto encerrou a sessão com ganho de 1,28%, a 3.236,37 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 2,32%, a 2.073,56 pontos.

Em Hong Kong, o Hang Seng ganhou 2,71%, a 21.653,90 pontos. O subíndice do setor de tecnologia saltou 4,64%, após uma reportagem do The Wall Street Journal informar que reguladores chineses se preparam para encerrar investigações contra a gigante de carona DiDi Global, além da plataforma de logística Full Truck Alliance e da empresa de recrutamento online Kanzhun.

Autoridades chinesas têm reduzido a campanha de pressão contra as techs em meio à desaceleração da economia.

Em outras praças asiáticas, o índice Taiex, de Taiwan, subiu 0,32%, a 16.605,96 pontos. No Japão, o Nikkei se valorizou 0,56% em Tóquio, a 27.915,89 pontos, com Japan Airlines (+2,28%) e ANA Holdings (+2,92%) em destaque, sustentadas por esperanças em relação à recuperação da demanda por viagens.

A bolsa de Seul não operou nesta segunda por conta de um feriado na Coreia do Sul.

Oceania

Na Oceania, o índice S&P/ASX 200, em Sydney, recuou 0,45%, a 7.206,30 pontos, à medida que investidores aguardam decisão do Banco de Reserva da Austrália na terça-feira.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações