Bolsas da Ásia fecham na maioria em alta, com ganhos em Xangai e Tóquio

Estadão Conteúdo

Publicado 10.08.2023 04:09

Atualizado 10.08.2023 07:40

Bolsas da Ásia fecham na maioria em alta, com ganhos em Xangai e Tóquio

Os mercados acionários da Ásia não tiveram sinal único nesta quinta-feira, 10, mas o sinal positivo predominou nos principais mercados. Na China, continuava a haver expectativa por mais estímulos econômicos, após indicadores modestos recentes, como os números da balança comercial e da inflação desta semana.

A Bolsa de Xangai fechou em alta de 0,31%, em 3.254,56 pontos, e a de Shenzhen, de menor abrangência, subiu 0,13%, a 2.041,41 pontos. O mercado local se recuperou após perdas recentes, ainda à espera de mais apoio de Pequim à atividade, mesmo que sem anúncio oficial nesse sentido. PetroChina subiu 1,5% e Sinopec, 1,1%, em quadro positivo para os preços do petróleo. Entre outras ações em foco, Citic Securities avançou 1,2% e China International Capital, 0,85%.

O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, fechou em alta de 0,84%, em 32.473,65 pontos, revertendo perda vista mais cedo. A fraqueza do iene apoiou ações de exportadoras do Japão, e também foi mencionado ajuste de posições antes da publicação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, nesta manhã. Os ganhos foram disseminados, e entre os destaques Inpex teve alta de 17%, no setor de petróleo.

Já na Coreia do Sul, o índice Kospi registrou baixa de 0,14% em Seul, em 2.601,56 pontos. Apesar da perda, o índice terminou na máxima do dia. Papéis ligados a jogos online tiveram perdas, ao lado de eletrônicos, enquanto ações ligadas ao setor de turismo avançaram. Desenvolvedora de videogames, Krafton caiu 7,6%, após balanço fraco do segundo trimestre, e no mesmo setor Netmarble caiu 3,0%. Já Hotel Shilla subiu 17%, com ações de turismo apoiadas pelo afrouxamento de restrições a viagens para a China, permitindo turismo em grupo de mais países, inclusive a Coreia do Sul.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou em alta de apenas 0,01%, em 19.248,26 pontos, depois de ter chegado a cair em boa parte do pregão. Ações dos setores de comunicação e energia puxaram o movimento para cima. China Unicom subiu 3,3%, após balanço bem avaliado divulgado no fim da quarta-feira, e Cnooc teve alta de 1,8%.

Em Taiwan, o Taiex registrou baixa de 1,40%, a 16.634,70 pontos.

Na Oceania, na Bolsa de Sydney o índice ASX/S&P 200 subiu 0,26%, a 7.357,40 pontos. Ações do setor de energia também se saíram bem na praça australiana. Mineradoras, empresas do setor de petróleo e de gás viram seus papéis subirem, em meio a temores de que instalações locais da Woodside e da Chevron (NYSE:CVX) possam cortar exportações australianas de gás natural liquefeito. * Com informações da Dow Jones Newswires.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações