Bolsas da Ásia fecham na maioria em alta, com setor imobiliário da China em foco

Estadão Conteúdo

Publicado 01.09.2023 04:06

Atualizado 01.09.2023 07:40

Bolsas da Ásia fecham na maioria em alta, com setor imobiliário da China em foco

Os mercados acionários da Ásia tiveram pregão em geral positivo, nesta sexta-feira, 1. Estímulos ao setor imobiliário da China colaboraram para apoiar o humor, mas algumas praças recuaram.

Na China, a Bolsa de Xangai registrou ganho de 0,43%, a 3.133,25 pontos, e a de Shenzhen, de menor abrangência, subiu 0,31%, a 2.043,68 pontos. Medidas de apoio da China ao setor imobiliário estiveram como foco, após Pequim reduzir a entrada mínima para a compra da primeira e da segunda residências da população local. Além disso, a Reuters reportava a partir de fontes que mais medidas para apoiar o setor devem se concretizar nas próximas semanas. Entre papéis de imobiliárias, China Vanke subiu 3,0% e Poly Developments & Holdings, 1,9%. Na agenda de indicadores, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) da indústria chinesa subiu de 49,2 em julho a 51,0 em agosto, novamente acima da marca de 50, que separa expansão da contração na pesquisa.

Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 0,28%, a 32.710,62 pontos. Corretoras e fabricantes de eletrônicos estiveram entre os destaques no mercado japonês. Itochu subiu 2,6% e Sony (NYSE:SONY) Group, 3,2%.

O índice Kospi, da Bolsa de Seul, avançou 0,29%, a 2.563,71 pontos. Samsung (KS:005930) Electronics foi destaque, em alta de 6,1%, seu maior ganho diário em mais de dois anos, com o mercado avaliando bem o novo chip de memória avançado da empresa, em contexto de forte interesse pelo segmento de inteligência artificial. A balança comercial de agosto da Coreia do Sul ainda trouxe dados melhores que o previsto, o que apoiou o sentimento. A siderúrgica Hyundai Steel foi outro destaque, em alta de 5,0%.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 0,55%, a 18.382,06 pontos. Já em Taiwan, o Taiex avançou 0,06%, a 16.644,94 pontos.

Na Oceania, em Sydney, o índice S&P/ASX 200 fechou em baixa de 0,37%, em 7.278,30 pontos. Ainda assim, o mercado acionário australiano teve a melhor semana desde o início de julho. Hoje, ações da maioria das maiores empresas negociadas em Sydney terminaram em queda. Fortescue recuou 5,3%, após perder mais nomes seniores do comando da empresa, e BHP caiu 0,25%. Na contramão, Woodside subiu 1,6%, apoiada pelos ganhos do petróleo. *Com informações da Dow Jones Newswires.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações