Bolsas da Ásia fecham sem sinal único, após decisão do PBoC; Xangai recua mais de 1%

Estadão Conteúdo

Publicado 21.08.2023 04:14

Atualizado 21.08.2023 07:40

Bolsas da Ásia fecham sem sinal único, após decisão do PBoC; Xangai recua mais de 1%

Os mercados acionários da Ásia não tiveram sinal único nesta segunda-feira, 21, após o Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) anunciar decisão de política monetária, com corta na taxa de referência (LPR, na sigla em inglês) de 1 ano, mas manutenção na LPR de 5 anos. Xangai recuou mais de 1%, mas Tóquio avançou.

O PBoC cortou a LPR de 1 ano, de 3,55% a 3,45%, e manteve a de 5 anos, em 4,20%. Segundo analistas, havia expectativas para redução um pouco maior, de 15 pontos-base, na taxa de referência de 1 ano, e a manutenção da taxa de 5 anos era debatida. O Danske Bank considerou que sua manutenção estava relacionada a preocupações com a fraqueza do yuan, enquanto a Pantheon via abordagem gradual do PBoC, com a intenção também de não pressionar mais o mercado imobiliário local. Para a Capital Economics, os cortes recentes de juros do BC chinês são insuficientes para gerar impacto significativo na economia do país.

A Bolsa de Xangai fechou em baixa de 1,24%, em 3.092,98 pontos, na mínima do dia, e a de Shenzhen, de menor abrangência, caiu 0,99%, a 2.019,83 pontos. Ações do setor financeiro e de imobiliárias estiveram entre as maiores quedas. Citic Securities recuou 4,3% e China Vanke, 2,3%.

Já em Tóquio, o índice Nikkei subiu 0,37%, a 31.565,64 pontos. Ações de tecnologia e do setor imobiliário se saíram bem, com menor temor hoje sobre o aperto monetário global. Nomura Research Institute avançou 2,9% e Sumitomo Realty & Development, 2,3%. Havia expectativa pelo simpósio de Jackson Hole do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), nesta semana.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi registrou alta de 0,17%, a 2.508,80 pontos. Houve alguma recuperação na Bolsa de Seul, após seis pregões seguidos de quedas. Algumas ações ficaram mais atraentes após perdas recentes, e a decisão do PBoC esteve em foco. Havia, porém, certa cautela antes da decisão do BC da Coreia do Sul nesta quinta-feira e também do discurso de Powell em Jackson Hole, na sexta-feira.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 1,82%, a 17.623,29 pontos. A decisão do PBoC também foi foco importante, e para analistas do Goldman Sachs (NYSE:GS) o BC chinês desapontou. O Goldman avalia que a decisão poderia inclusive ter efeito contrário ao desejado, com o mercado interpretando que o comando da China está "pouco disposto a entregar estímulos políticos, mesmo moderados". Já em Taiwan, o índice Taiex terminou estável, em 16.381,49 pontos.

Na Oceania, na Bolsa de Sydney o índice S&P/ASX 200 fechou em queda de 0,46%, em 7.115,50 pontos. Os setores financeiro e de tecnologia pesaram nos negócios no mercado australiano. O financeiro recuou 0,85%, após Westpac reportar lucro trimestral abaixo do esperado por analistas. A ação do próprio banco caiu 3,1%. Megaport teve baixa de 5,6%, antes de publicar resultados anuais nesta terça-feira, 22. * Com informações da Dow Jones Newswires.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações