Bolsas da Ásia fecham sem sinal único, com Tóquio e Xangai em baixa

Estadão Conteúdo

Publicado 09.11.2022 04:49

Atualizado 09.11.2022 08:10

Bolsas da Ásia fecham sem sinal único, com Tóquio e Xangai em baixa

Os mercados acionários da Ásia não tiveram direção única nesta quarta-feira, 9, mas entre os principais Tóquio e Xangai recuaram. Investidores monitoravam sinais da economia da China, inclusive um dado de inflação, e também o andamento da covid-19 no país. Na bolsa japonesa, ações de energia estiveram sob pressão, após na terça-feira o petróleo ter recuado.

A Bolsa de Xangai fechou em baixa de 0,53%, em 3.048,17 pontos, e a de Shenzhen, de menor abrangência, caiu 0,41%, a 2.011,51 pontos. O mercado acionário mostrou pouco fôlego após altas recentes, enquanto investidores ainda avaliavam se haveria ou não um possível relaxamento nas rígidas regras da China para conter a covid-19.

Os novos casos do vírus em Pequim bateram máximas em mais de cinco meses e os novos registros da doença pelo país também atingiam máximas em meses. Nesta quarta, ações de empresas de microchips e de bebidas alcoólicas estiveram entre as principais baixas, com NAURA Technology Group em queda de 3,4% e Kweichow Moutai, de 1,7%.

Na agenda de indicadores, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da China subiu 2,1% em outubro, na comparação anual, abaixo da previsão de alta de 2,3% dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal.

Já o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) caiu 1,3% em outubro, também na comparação anual, em seu primeiro recuo desde dezembro de 2020, ante expectativa de queda de 1,5% dos analistas.

O índice Nikkei fechou em queda de 0,56% em Tóquio, em 27.716,43 pontos, após dados mostrarem que o superávit em conta corrente do Japão diminuiu na primeira metade deste ano fiscal. Ações de energia estiveram entre as mais pressionadas, com Cosmo Energy em baixa de 1,7% e Idemitsu Kosan, de 2,7%.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou com recuo de 1,20%, em 16.358,52 pontos. Ações ligadas a tecnologia e a montadoras estiveram entre as principais baixas, no mercado local.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi subiu 1,06% em Seul, para 2.424,41 pontos. O Kospi avançou pelo quarto pregão consecutivo, com investidores aguardando resultados das eleições de meio de mandato nos Estados Unidos.

Estrangeiros apoiaram as ações sul-coreanas, com energia e o setor financeiro entre os destaques nesse mercado. Na Bolsa de Taiwan, o índice Taiex fechou em alta de 2,18%, em 13.638,81 pontos.

Oceania

Na Oceania, o índice S&P/ASX 200 terminou com ganho de 0,58% em 6.999,30 pontos, na Bolsa de Sydney. O nível de fechamento foi o mais alto em mais de oito semanas.

Nesta quarta, ações de mineradoras ajudaram o índice a registrar o quarto ganho seguido, compensando perdas em energia, telecomunicações, consumo, saúde e tecnologia.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

*Com informações da Dow Jones Newswires

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações