Bolsas da Ásia sobem, com possível alta de juro menor do Fed e China

Estadão Conteúdo

Publicado 01.12.2022 04:10

Atualizado 01.12.2022 07:40

Bolsas da Ásia sobem, com possível alta de juro menor do Fed e China

As bolsas asiáticas encerraram o pregão desta quinta-feira, 1,em alta, após o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, sinalizar que a entidade vai reduzir o ritmo do seu aperto monetário a partir deste mês, no encontro do próximo dia 14. Além disso, há contínuo otimismo quanto à China, que tem aos poucos relaxado restrições contra a covid-19 no país, em resposta aos protestos que ocorreram nos últimos dias contra a rígida política de covid zero.

O índice Xangai Composto fechou em alta de 0,45%, a 3.165,47 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto subiu 1,26%, a 2.044,10 pontos. Já o Hang Seng, de Hong Kong, teve alta de 0,75%, a 18.736,44 pontos. O Nikkei, da bolsa de Tóquio, teve ganhos de 0,92%, a 28.226,08 pontos, e o sul-coreano Kospi subiu 0,30%, a 2.479,84 pontos.

O Fed vem de quatro elevações seguidas do juro de 75 pontos-base, e as falas de Powell aumentam as chances de que um aumento menor, de 50 pontos-base (pb), ocorra em dezembro - ao menos é o que mostrou levantamento do CME Group após o discurso do banqueiro central. Nesta manhã, a ferramenta indicava 81,8% de probabilidade para alta de 50 pb, à faixa de 4,25% a 4,5%, com os 18,2% restantes para outra alta de 75 pb, ao patamar de 4,5% a 4,75%.

Os comentários do dirigente, portanto, moveram as expectativas do mercado para um aperto monetário mais brando na principal economia do mundo e, por consequência, impulsionaram o apetite por risco nas bolsas. O Citi, no entanto, discorda do posicionamento do mercado.

"Em vez de confiar nas previsões de queda da inflação, Powell está cada vez mais preocupado com o fato de a inflação ter se espalhado para serviços não relacionados a domicílios, com poucas perspectivas de desaceleração na categoria, dados os mercados de trabalho ainda muito apertados. A implicação é um maior foco no crescimento salarial e nos dados do mercado de trabalho e menos foco na desaceleração dos preços dos principais bens", alerta a entidade, que vê a tomada de risco desde ontem como outro risco hawkish à frente, "incluindo do relatório de empregos de sexta-feira".

No cenário local, investidores olham com otimismo para o relaxamento de restrições contra a covid-19 em algumas metrópoles da China que relataram manifestações nos últimos dias, como Guangzhong e Chongqing. Segundo fontes ouvidas pela Reuters, Pequim pode passar a permitir que alguns infectados façam quarentena em casa, uma mudança considerável ante a orientação anterior de isolar comunidades em caso de testes positivos para o vírus.

Os drivers positivos fizeram com que investidores deixassem em segundo plano leituras fracas de índices de gerentes de compras (PMIs) industriais de China e Japão.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Entre outros mercados, o índice taiwanês Taiex teve alta de 0,90%, a 15.012,80 pontos, e o australiano S&P/ASX 200 subiu 0,96%, a 7.354,40 pontos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações