Bolsas de Nova York fecham sem sinal único, após pregão volátil

Estadão Conteúdo

Publicado 10.05.2022 14:35

Atualizado 10.05.2022 17:59

Bolsas de Nova York fecham sem sinal único, após pregão volátil

Os mercados acionários de Nova York tiveram pregão volátil, terminando a terça-feira (10) sem sinal único. Se no início do dia o quadro positivo predominou, com recuperação após baixas fortes recentes, mais adiante houve perda de fôlego, com investidores atentos a declarações do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), na véspera da publicação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

O índice Dow Jones fechou em baixa de 0,26%, em 32.160,74 pontos, em sua quarta queda consecutiva. O S&P 500 teve alta de 0,25%, em 4.001,05 pontos, e o Nasdaq avançou 0,98%, a 11.737,67 pontos.

Algumas das movimentações das bolsas ocorreram em paralelo a pronunciamentos do Fed. Houve piora em meio a declarações de Loretta Mester (Cleveland), para quem não estão descartadas "para sempre" altas de 75 pontos-base em reuniões futuras. Mester disse não prever que a inflação retorne à meta de 2% neste ano ou mesmo em 2023 e ressaltou a importância de fazer "o que for necessário" para conter a inflação.

Por outro lado, as bolsas retomaram fôlego após o diretor Christopher Waller expressar postura mais "dovish", dizendo que é possível controlar a inflação sem prejudicar o emprego, em quadro de economia forte nos EUA. Waller ressaltou o fato de que o quadro não é o mesmo dos anos 1970, com a economia atual exibindo mais força.

A Oanda comentou em relatório que investidores avaliavam uma série de preocupações, entre elas o enfraquecimento do consumo, problemas nas cadeias de produção que perduram e temores com o crescimento. Na véspera do CPI, analistas em geral previam perda de fôlego no índice. A Pantheon projetava queda no índice cheio e no núcleo, em grande medida graças a efeitos da base de comparação.

Entre ações em foco, Apple (SA:AAPL34)(NASDAQ:AAPL) subiu 1,61%, Tesla (SA:TSLA34)(NASDAQ:TSLA) avançou 1,64% e Microsoft (SA:MSFT34)(NASDAQ:MSFT), 1,86%, no setor de tecnologia. Já entre os bancos Citi (SA:CTGP34) (NYSE:C) caiu 2,29%, JPMorgan (SA:JPMC34)(NYSE:JPM) recuou 2,44% e Goldman Sachs (SA:GSGI34) (NYSE:GS), 1,24%. Boeing (SA:BOEI34)(NYSE:BA) também teve baixa, de 0,27%, mas GE subiu 0,47%. Twitter (SA:TWTR34) (NYSE:TWTR)caiu 1,46%, no dia em que seu potencial futuro executivo-chefe, Elon Musk, disse que permitiria a volta do ex-presidente Donald Trump à rede social, considerando que foi um erro ele ter sido banido após o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações