Bolsas de NY avançam após payroll e S&P 500 tem maior sequência de ganhos semanais desde 2019

Estadão Conteúdo

Publicado 08.12.2023 15:13

Atualizado 08.12.2023 18:40

Bolsas de NY avançam após payroll e S&P 500 tem maior sequência de ganhos semanais desde 2019

As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta sessão de volatilidade acentuada, após relatório de emprego (payroll) e dados de expectativas de inflação dos EUA. Os investidores avaliam, por um lado, as esperanças de um pouso suave nos EUA e, por outro, os riscos de o Fed ser mais cauteloso ao cortar juros em 2024.

O índice Dow Jones encerrou a sessão com ganho de 0,36%, aos 36.247,87 pontos; o S&P 500 subiu 0,41%, a 4.604,37 pontos; o Nasdaq se valorizou 0,45%, a 14.403,97 pontos.

Em relação à sexta-feira passada, 1º, os ganhos foram de 0,01%, 0,21% e 0,69%, respectivamente. O S&P 500, em particular, subiu ao nível máximo este ano e teve a sexta semana consecutiva de alta, a maior sequência semanal positiva desde novembro de 2019, de acordo com a Dow Jones Market Data.

Destaque da agenda do dia, o payroll mostrou criação de emprego acima do esperado e recuo na taxa de desemprego. Analista da CMC Markets, Michael Hewson disse que o relatório alimenta as expectativas de um pouso suave - ou seja, de a inflação retrair sem provocar uma recessão na economia. Por outro lado, ele pondera que a perspectiva de que o Federal Reserve (Fed) será forçado a cortar juros agressivamente no ano que vem "sofreu um certo revés", enquanto os retornos dos Treasuries tiveram uma alta.

Já para o Berenberg, a possibilidade de um pouso suave vai depender bastante de se o Fed cortará juros suficientemente cedo para evitar uma virada negativa mais profunda da economia. O banco avaliou, em relatório, que as surpresas altistas do payroll não justificam adiar as apostas para quando iniciará o ciclo de relaxamento monetário do Fed. Diante de leituras distintas do mercado, as bolsas oscilaram entre território positivo e negativo pela manhã.

As bolsas tiveram um impulso após a Universidade de Michigan revelar uma alta maior que o consenso de mercado previa no sentimento do investidor. Além disso, os dados da instituição registraram desaceleração nas expectativas de inflação em 1 e 5 anos - no que foi uma "boa notícia para o Fed", na visão da Pantheon.

Entre destaques, Microsoft (NASDAQ:MSFT) subiu 0,88%, na esteira da notícia de que a parceria com a OpenAI, dona do ChatGPT, está sob investigação no Reino Unido. Lululemon ganhou 2,37%, depois de a grife de roupas esportivas divulgar guidance com projeções abaixo das expectativas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações