Bolsas de NY avançam com queda dos juros; Dow Jones e S&P 500 batem recordes

Estadão Conteúdo

Publicado 15.03.2021 15:40

Atualizado 15.03.2021 19:10

Bolsas de NY avançam com queda dos juros; Dow Jones e S&P 500 batem recordes

As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta segunda-feira, 15, com o Dow Jones e o S&P 500 renovando máximas históricas de fechamento pelo quarto pregão seguido, no caso do primeiro índice, e pela terceira sessão consecutiva, no caso do segundo. A queda nos rendimentos dos Treasuries , os títulos da dívida pública dos Estados Unidos, apoiaram os ganhos no mercado acionário, que operou volátil durante a maior parte do dia. Ações sensíveis ao cenário econômico americano se beneficiaram da implementação do pacote fiscal de US$ 1,9 trilhão no país, bem como das discussões sobre mais investimentos ao setor de infraestrutura, que pode ser custeado por novos impostos.

O índice Dow Jones fechou em alta de 0,53%, aos 32.953,46 pontos, o S&P 500 subiu 0,65%, a 3.968,94 pontos, e o Nasdaq avançou 1,05%, a 13.459,71 pontos. O setor de tecnologia, de maior peso no Nasdaq, registrou ganhos na maioria das ações hoje, com altas de Apple (NASDAQ:AAPL) (SA:AAPL34) (+2,45%), Facebook (NASDAQ:FB) (SA:FBOK34) (+1,99%), e Alphabet (NASDAQ:GOOGL) (SA:GOGL34) (+0,22%), controladora do Google. A Microsoft (NASDAQ:MSFT) (SA:MSFT34), porém, recuou 0,40%.

As bolsas de NY responderam em grande parte ao movimento nos bônus dos Treasuries americanos. Mais cedo, os retornos dos títulos subiam, pressionando os índices, que firmaram alta durante a tarde de hoje com a queda nos juros. Investidores dão uma pausa no movimento de venda no mercado de renda fixa à espera de sinalizações sobre o avanço dos rendimentos vindas do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), cujo Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) se reúne nesta semana para decidir a política monetária do banco. O presidente da instituição, Jerome Powell, concederá entrevista coletiva após a divulgação do comunicado pelo Fed.

O pacote fiscal de US$ 1,9 trilhão, assinado na semana passada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, segue dando apoio às bolsas nova-iorquinas. Hoje, Biden confirmou a escolha por Gene Sperling para supervisionar a aplicação dos recursos do pacote, à medida que os primeiros pagamentos diretos previstos na legislação são liberados aos americanos.

Aliado ao pacote fiscal, o ritmo acelerado da vacinação contra a covid-19 nos EUA apoiou papéis de alguns dos setores mais impactados pela crise sanitária. Ações de companhias aéreas acumularam alguns dos maiores avanços hoje em NY, com alta de 7,70% da American Airlines (NASDAQ:AAL) (SA:AALL34). Já a United Airlines (NASDAQ:UAL) (SA:U1AL34) subiu 8,26% hoje, na maior alta do S&P 500, após a empresa informar que espera que seu caixa em março seja positivo, seguindo um aumento nas viagens por conta de menores restrições relacionadas à pandemia.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Investidores ainda observam as negociações por novos estímulos fiscais ao setor de infraestrutura dos EUA. A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, ao ser questionada sobre este novo pacote, afirmou que Biden acredita que grandes corporações podem pagar mais impostos, dando a entender que o projeto pode ser custeado por meio de um aumento em tributos corporativos.

Entre destaques negativos das bolsas hoje, a farmacêutica Eli Lilly (NYSE:LLY) (SA:LILY34) recuou 9,09%, na maior queda do S&P 500, após resultados de um medicamento para Alzheimer frustrarem investidores, segundo reportou a Dow Jones Newswires. Ações de petroleiras também operaram em baixa, com perdas de Occidental Petroleum (NYSE:OXY) (SA:OXYP34) (-4,34%), ExxonMobil (NYSE:XOM) (SA:EXXO34) (-2,55%), Chevron (NYSE:CVX) (SA:CHVX34) (-1,17%) e ConocoPhillips (NYSE:COP) (SA:COPH34) (-1,74%).

(COM INFORMAÇÕES DE DOW JONES NEWSWIRES)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações