Bolsas de NY caem, com reação volátil à decisão do Fed e piora na reta final

Estadão Conteúdo

Publicado 22.03.2023 14:29

Atualizado 22.03.2023 17:40

Bolsas de NY caem, com reação volátil à decisão do Fed e piora na reta final

Os mercados acionários de Nova York tiveram fechamento claramente negativo nesta quarta-feira, 22, com piora nos minutos finais do pregão. Ao longo da tarde, houve volatilidade após a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). Houve alta de 25 pontos-base (pb) nos juros, como esperado, e o Fed também divulgou projeções atualizadas. A regulação bancária esteve entre os focos, na coletiva do presidente do BC americano, Jerome Powell, em dia de baixa de mais de 2% para o setor entre os subíndices do S&P 500, com energia e o setor imobiliário também entre as maiores quedas.

O Dow Jones fechou em baixa de 1,63%, em 32.030,11 pontos, o S&P 500 recuou 1,65%, a 3.936,97 pontos, e o Nasdaq teve queda de 1,60%, a 11.669,96 pontos.

Antes da decisão o quadro já era de volatilidade, e à tarde ele se manteve. O Fed adotou o aperto esperado pela grande maioria do mercado, e a maioria das projeções dos dirigentes aponta para mais uma elevação de 25 pb para este ano.

Em sua entrevista coletiva, Powell ressaltou que o BC agirá conforme os dados, mas garantiu que haverá mais altas, se necessário para conter a inflação. Para o Commerzbank, o Fed "está agora muito mais vago sobre possíveis altas futuras", com o pico do ciclo de aperto mais próximo. Já o Société Générale (EPA:SOGN) considerou que houve uma "alta dovish", com aumento na incerteza sobre o cenário, mas o banco francês disse que continua a esperar mais uma elevação nos juros. Também para a Oxford Economics o ciclo de aperto monetário não acabou, porém a consultoria considera que o Fed busca também mais margem de manobra para responder aos próximos fatos e indicadores.

Powell disse que o Fed monitora agora o aperto nas condições de crédito, a partir das turbulências recentes no setor bancário. Ele também afirmou que o Fed analisa eventuais falhas na regulação, diante da quebra de dois bancos regionais, entre eles o Silicon Valley Bank, e pretende adotar ajustes nessa frente se julgar necessário. Entre alguns bancos, JPMorgan (NYSE:JPM) recuou 2,58%, Citigroup (NYSE:C) caiu 3,02% e Bank of America (NYSE:BAC), 3,32%.

Entre outros papéis de peso, Apple (NASDAQ:AAPL) caiu 0,91%, invertendo o sinal na reta final, Amazon (NASDAQ:AMZN) caiu 1,90% e Microsoft (NASDAQ:MSFT), 0,54%. Boeing (NYSE:BA) fechou em baixa de 4,17% e, no setor de energia, Chevron (NYSE:CVX) caiu 2,03% e ExxonMobil (NYSE:XOM), 2,29%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações