Bolsas de NY fecham em alta, à espera de dado de emprego dos EUA

Estadão Conteúdo

Publicado 01.07.2021 14:29

Atualizado 01.07.2021 17:40

Bolsas de NY fecham em alta, à espera de dado de emprego dos EUA

As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta quinta-feira, em sessão na qual indicadores continuaram a demonstrar a retomada na economia dos Estados Unidos e com expectativa pela publicação do payroll (relatório de emprego) de junho no país, marcado para a sexta-feira. Com uma forte alta no petróleo, impulsionada por movimentos da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+), as ações do setor tiveram alguns dos maiores avanços do dia. O cenário levou o S&P 500 a renovar sua máxima histórica pelo sexto dia consecutivo.

O índice Dow Jones avançou 0,38%, em 34.633,53 pontos, o S&P 500 subiu 0,52%, a 4.319,94 pontos, e o Nasdaq teve alta de 0,13%, a 14.522,38 pontos.

Nesta quinta, o Instituto para Gestão da Oferta (ISM) revelou que o PMI industrial americano cedeu de 61,2 em maio para 60,6 em junho, enquanto a leitura da IHS Markit ficou estável em 62,1 - em ambos os casos, bem acima do limiar de 50, que separa expansão da contração. Seguindo a publicação, a Capital Economics avaliou que os problemas na cadeia de fornecimento devem seguir por algum tempo no país, o que vem afetando o setor.

A consultoria observa sinais de que o aumento supostamente "transitório" da inflação, o que é defendido por parte dos dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), ainda tem um pouco de tempo pela frente. O elemento deve tornar mais "desconfortável" a postura dos dirigentes, mas, com a escassez de mão de obra provavelmente travando o crescimento do emprego, "suspeitamos que eles continuarão focados na redução do desemprego", avalia a Capital Economics.

Em meio à reunião ministerial da Opep+, o petróleo chegou a subir mais de 3% durante a sessão, impulsionando as empresas do setor. Ao final do dia, o avanço foi menor, mas suficiente para Chevron (NYSE:CVX) (SA:CHVX34) (+1,40%), ExxonMobil (NYSE:XOM) (SA:EXXO34) (+0,29%), Occidental Petroleum (NYSE:OXY) (SA:OXYP34) (+5,08%), Conoco Philips (NYSE:COP) (SA:COPH34) (+3,25%) e Baker Hughes (NYSE:BKR) (SA:B1KR34) (+2,93%) terem ganhos relevantes.

Na quarta, um juiz federal da Flórida impediu o Estado de aplicar partes de uma nova lei que torna empresas como Twitter (NYSE:TWTR) (SA:TWTR34) e Facebook (NASDAQ:FB) (SA:FBOK34) potencialmente responsáveis por censurar candidatos políticos. O magistrado citou conflitos com a primeira emenda do país, relativa à liberdade de expressão. Nesta quinta, Facebook teve alta de 1,92% e Twitter recuou 1,02%. Já as ações da alemã CureVac (NASDAQ:CVAC) tiveram baixa de 7,66%, em sessão marcada pela publicação de dados vistos como insuficientes para a eficácia de sua vacinas contra a covid-19.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações