Bolsas de NY fecham em alta, com indicadores dos EUA e Fed no radar

Estadão Conteúdo

Publicado 20.09.2022 05:11

Bolsas de NY fecham em alta, com indicadores dos EUA e Fed no radar

Após uma sessão marcada pela volatilidade, as bolsas de Nova York conseguiram ganhar fôlego e fecharam em alta nesta segunda-feira, 19. Os índices chegaram a aprofundar as perdas da abertura após a divulgação do índice de confiança das construtoras dos EUA, que caiu um pouco mais do que o esperado em setembro. Além disso, segue no radar a expectativa pela decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed), na quarta-feira.

O índice Dow Jones fechou em alta de 0,64%, a 31.019,68 pontos, o S&P 500 avançou 0,69%, a 3.899,89 pontos, e o Nasdaq subiu 0,76%, a 11.535,02 pontos.

O índice de confiança das construtoras dos Estados Unidos, elaborado pela Associação Nacional das Construtoras (NAHB, na sigla em inglês), recuou de 49 em agosto a 46 em setembro - menor nível desde maio de 2014. O dado marca o nono mês seguido de baixa e a segunda vez em que tem resultado inferior a 50, "medida chave de equilíbrio", desde maio de 2020, segundo a NAHB. A Pantheon acredita que o mercado imobiliário dos Estados Unidos está em profunda recessão, que já está afetando as construtoras e em breve deprimirá as vendas no varejo relacionadas à habitação.

Apesar da alta em Nova York, de acordo com Edward Moya, da Oanda, esta semana não é apenas sobre o Fed, mas sobre a "ira" dos bancos centrais que estão considerando principalmente aumentos de taxas superdimensionados. "É difícil comprar ações com esse péssimo cenário macro, pressões inflacionárias persistentes, fraqueza do crescimento global e perspectivas de lucros reduzidas. O pessimismo para as ações permanece elevado, já que a economia dos EUA parece ter uma passagem de ida para uma recessão, já que o Fed está prestes a permanecer agressivo", analisa Moya.

"Vai ser uma semana movimentada em termos de reuniões de bancos centrais, com foco principal no Fed e na possibilidade de um aumento de 100 pontos-base. Além disso, temos o Banco da Inglaterra, o Banco do Japão e o banco central suíço. Esperamos que haja um fator comum para todos os bancos centrais, e isso é o "adiantamento" de uma política monetária mais apertada para reduzir a inflação", destaca o Danske Bank.

O setor de saúde do S&P 500 foi o que mais caiu. Dessa forma, papéis da Pfizer (NYSE:PFE) (-3,91%) e Moderna (NASDAQ:MRNA) (-7,14%) tiveram quedas robustas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações