Bolsas de NY fecham em alta, com PIB dos EUA e balanços em foco

Estadão Conteúdo

Publicado 26.01.2023 15:26

Atualizado 26.01.2023 18:40

Bolsas de NY fecham em alta, com PIB dos EUA e balanços em foco

As bolsas de Nova York fecharam em alta, nesta quinta-feira, 26. O quadro foi positivo em boa parte do dia, embora o Dow Jones tenha oscilado, com investidores avaliando balanços corporativos e também indicadores importantes, como a primeira leitura do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre dos Estados Unidos.

O índice Dow Jones subiu 0,61%, aos 33.949,41 pontos, o S&P 500 avançou 1,10%, aos 4.060,43 pontos e o Nasdaq fechou em alta de 1,76%, aos 11.512,41 pontos.

O quadro era positivo já nos índices futuros. Entre ações em foco, Tesla (NASDAQ:TSLA) subiu 10,97% nesta quinta, após o fechamento de quarta ter publicado balanços com números melhores que o previsto para o quarto trimestre. Também após balanço na quarta, IBM (NYSE:IBM) teve baixa de mais de 4%.

Nesta quinta, a ação da Mastercard caiu 1,35%, após a operadora de cartões americana registrar lucro líquido de US$ 2,5 bilhões no quarto trimestre, com resultado acima do esperado por analistas consultados pelo FactSet. Já o papel da American Airlines (NASDAQ:AAL) subiu 2,15%, também após superar as expectativas para o lucro no mesmo período, revertendo prejuízo na comparação anual.

Outras notícias corporativas também estiveram em foco. Mais uma gigante do setor de tecnologia anunciou cortes: a IBM disse que pretende cortar 3.900 vagas, ou 1,4% de sua folha de pagamentos. Fora desse segmento, a Dow Inc., do setor químico, disse que cortará 2 mil postos e, depois de um balanço mais fraco que o esperado, o papel dessa empresa subiu 0,40%.

Na agenda de indicadores, o PIB dos EUA cresceu 2,9% no quarto trimestre ante o anterior, em números anualizados, acima do esperado por analistas. Na inflação no país, o índice de preços de gastos com consumo (PCE) avançou 3,2% na leitura anualizada do quarto trimestre e o núcleo do índice teve alta de 3,9%. Analistas em geral previam perda de fôlego na economia adiante, conforme ficam mais claros os efeitos das altas de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). Além disso, o BMO Capital disse que os dados do dia corroboravam altas de 25 pontos-base nos juros pelo Fed nas próximas "duas ou três reuniões".

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações