Bolsas de NY fecham em alta, com pouca liquidez e dados mistos da economia

Estadão Conteúdo

Publicado 23.12.2022 15:27

Atualizado 23.12.2022 18:40

Bolsas de NY fecham em alta, com pouca liquidez e dados mistos da economia

Os mercados acionários de nova York fecharam em alta, após um pregão volátil, marcado por impulso limitado, com menos liquidez às vésperas do feriado do Natal. O foco esteve na divulgação de uma rodada de dados da economia americana, que vieram mistos.

O índice Dow Jones fechou em alta de 0,53%, em 33.203,93 pontos, o S&P 500 subiu 0,59%, a 3.844,82 pontos, e o Nasdaq teve alta de 0,21%, a 10.497,86 pontos. Na semana, o Dow Jones subiu 0,86%, enquanto o S&P 500 e o Nasdaq caíram 0,20% e 1,94%, respectivamente.

O núcleo do índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) - medida de inflação preferida do Federal Reserve (Fed) - avançou 0,2% em novembro ante outubro, em linha com expectativa de analistas. Já a renda pessoal cresceu 0,4% no mesmo intervalo, superando o consenso, de aumento de 0,3%. Por outro lado, os gastos com consumo subiram 0,1% no período, abaixo das expectativas do mercado, de alta de 0,2%. As encomendas de bens duráveis, por sua vez, caíram acima do esperado, enquanto as vendas de moradias novas subiram acima da expectativa. Medido pela Universidade de Michigan, o sentimento do consumidor também veio mais do que o esperado, ao mesmo tempo em que as expectativas de inflação em 1 e 5 anos tiveram queda.

"As ações dos EUA reduziram as perdas anteriores à medida que os comerciantes digerem uma ampla gama de dados econômicos mistos que, em geral, apoiam a história de que a inflação está caindo", destaca o economista Edward Moya, da Oanda. "Wall Street teve duas rodadas de leituras econômicas hoje. A primeira, antes da abertura, mostrou que a demanda do consumidor está mais fraca. A segunda foi bastante otimista, pois o sentimento do consumidor melhorou e as expectativas de inflação caíram ainda mais. As vendas de casas novas também melhoraram inesperadamente", argumenta.

Para o ano que vem, "se o Fed continuar lutando contra a inflação mesmo com a desaceleração da economia, as ações terão mais espaço para sofrer", disse Hans Olsen, diretor de investimentos do Fiduciary Trust. "Onde a inflação vai parar, ninguém sabe neste momento", acrescentou.

Entre os papéis de destaque, estão os de petroleiras, como Chevron (NYSE:CVX) (+3,09%), Exxon Mobil (NYSE:XOM) (+2,64%) e Occidental Petroleum (NYSE:OXY) (+3,84%), impulsionados pelo avanço do óleo no mercado futuro.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações