Bolsas de NY fecham em alta, com recuperação de apetite por risco com sinalizações da Ucrânia

Estadão Conteúdo

Publicado 09.03.2022 15:18

Atualizado 09.03.2022 18:40

Bolsas de NY fecham em alta, com recuperação de apetite por risco com sinalizações da Ucrânia

As bolsas de Nova York fecharam com ganhos nesta quarta-feira, 9, em sessão na qual o apetite por risco foi recuperado, movimento em grande parte inspirado por sinalizações ucranianas de que possa haver um caminho diplomático para um acordo com a Rússia sobre o conflito no país. Apesar dos temores pelas repercussões da guerra, incluindo pressões inflacionárias pela alta das commodities, analistas consideram que o mercado acionário americano mostra resiliência em meio ao conflito.

O índice Dow Jones subiu 2,00%, a 33.286,25 pontos, o S&P 500 ganhou 2,57%, a 4.277,88 pontos, e o Nasdaq teve alta de 3,59%, a 13.255,55 pontos.

Na visão de Edward Moya, analista da Oanda, as ações se recuperam, depois de duas semanas desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, com os traders "um pouco otimistas de que um acordo poderia acontecer". O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deu sinalizações de que pode ceder concessões a Moscou, incluindo uma desistência da entrada na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Para Moya, o S&P 500 foi capaz de se defender das baixas iniciais que atingiram os mercados, com muitos investidores precificando um ciclo de aperto menos agressivo pelo Federal Reserve (Fed).

A Capital Economics reforça a avaliação, e projeta que os índices provavelmente conseguirão obter pequenos ganhos ao longo do resto do ano, "embora existam claros riscos de queda". A consultoria lembra que o S&P 500 praticamente não sofreu perdas desde a invasão da Ucrânia. Como justificativa, a Capital aponta a possibilidade de que, apesar das sanções e interrupções nos mercados de commodities, as expectativas de lucros para as empresas do S&P 500 provavelmente não caíram muito. Além disso, a consultoria avalia que o impacto econômico da guerra na economia dos EUA, embora negativo, será relativamente pequeno.

Com o petróleo caindo mais de 10% seguindo as notícias sobre o conflito, as ações de empresa do setor foram pressionadas. ExxonMobil (NYSE:XOM) (-5,68%), Chevron (NYSE:CVX) (-2,50%), ConocoPhillips (NYSE:COP) (-2,62%) recuaram. Por outro lado, ações de tecnologia e serviços de comunicação tiveram fortes ganhos, e ajudaram a impulsionar os índices. Meta (+4,31%), Apple (NASDAQ:AAPL) (+3,50%), Alphabet (NASDAQ:GOOGL) (+2,40%), Microsoft (NASDAQ:MSFT) (+4,59%) e Netflix (NASDAQ:NFLX) (+4,98%) avançaram em bloco.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações