Bolsas de NY fecham em alta, com reforço nas expectativas por fim do aperto do Fed

Estadão Conteúdo

Publicado 30.08.2023 14:32

Atualizado 30.08.2023 17:40

Bolsas de NY fecham em alta, com reforço nas expectativas por fim do aperto do Fed

As bolsas de Nova York fecharam nesta quarta-feira, 30, em alta pela quarta sessão consecutiva, apoiadas por nova bateria de dados dos Estados Unidos que reforçou apostas - já firmadas na terça-feira - em manutenção de juros do Federal Reserve (Fed) a partir de setembro.

O índice Dow Jones fechou com elevação de 0,11%, aos 34.890,77 pontos; o S&P 500 ganhou 0,39%, aos 4.515,00 pontos; e o Nasdaq teve alta de 0,54%, aos 14.019,31 pontos.

A chance de o Fed pausar o aperto monetário na próxima decisão subiu após relatório de mercado de trabalho dos EUA revelar criação de empregos menor do que o esperado no setor privado dos EUA, conforme estimativa da ADP.

A leitura do Produto Interno Bruto (PIB) do país no segundo semestre também mostrou crescimento aquém do previsto anteriormente. O analista da Empiricus Research Richard Camargo disse que esses dados abriram caminho para bom desempenho das bolsas nesta quarta, observando que o mercado parece estar mais preocupado com a trajetória dos juros americanos que com a economia em si.

O estrategista-chefe da RB Investimentos, Gustavo Cruz, ressalvou, no entanto, que não descarta totalmente um aumento adicional pelo Fed após setembro. "Eles podem indicar alta de juros na reunião seguinte, o que não sei se vai ser tão bem digerido. Mas, para hoje, está impulsionando os mercados", disse.

A ação da 3M teve o pior desempenho do Dow Jones. O papel se desvalorizou 1,06% após a S&P rebaixar a nota de crédito da companhia e a Moody's colocá-la em perspectiva negativa, na esteira do acordo judicial fechado pela empresa para resolver processo sobre protetores auriculares. A notícia havia impulsionado a 3M nos últimos dias, mas a tendência altista se reverteu com as ações de rating.

Na outra ponta, a ação da Apple (NASDAQ:AAPL) avançou 1,92%. A gigante de tecnologia está testando o uso de impressoras 3D para a fabricação de Apple Watches - o relógio digital da empresa, segundo a Bloomberg. A notícia impulsionou empresas fabricantes de impressoras 3D em Nova York, como 3D Systems (+1,96%), Desktop (BVMF:DESK3) Metal (+6,21%) e Stratasys (+2,43%).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações