Bolsas de NY fecham em alta; Dow Jones fecha acima dos 30 mil pontos pela 1ª vez

Estadão Conteúdo

Publicado 24.11.2020 16:43

Atualizado 24.11.2020 20:10

Bolsas de NY fecham em alta; Dow Jones fecha acima dos 30 mil pontos pela 1ª vez

As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta terça-feira, 24, puxadas por diversas sinalizações que alimentaram o apetite por ativos de risco de investidores. O desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus , o início da transição formal de poder nos Estados Unidos e a possível escolha de Janet Yellen para o Tesouro americano foram os principais fatores a influenciar o ânimo dos mercados hoje.

O índice Dow Jones encerrou o pregão com ganho de 1,54%, aos 30.046,24 pontos, atingindo a sua máxima histórica de fechamento. Já o S&P 500 subiu 1,62%, 3.635,41 pontos, também no maior nível da história. O Nasdaq teve avanço de 1,31%, a encerrando as negociações aos 12.036,79 pontos.

Os ganhos foram generalizados, com destaque para os setores aéreo e bancário. A United Airlines Holdings (NASDAQ:UAL) fechou em valorização de 9,85%, seguida de perto da American Airlines Group (NASDAQ:AAL), cuja ação subiu 9,29%. Já entre os bancos, o Wells Fargo (NYSE:WFC) teve alta de 8,78%, o Citigroup (NYSE:C) variou positivamente em 7,05%, e o papel do Goldman Sachs (NYSE:GS) subiu 3,79%.

A perspectiva de melhora da economia em meio ao desenvolvimento de vacinas contra a covid-19 segue impulsionando o mercado por mais riscos. Hoje, membros do governo da Rússia e do Instituto Gamaleya afirmaram que a Sputnik V, candidata do país à vacina contra o vírus, atingiu eficácia média de 91,4%. Os estudos, que ainda não foram publicados em revista científica, indicam uma eficácia um pouco menor do que o obtido em testes de fase 2, de mais de 95%.

Em comentários feitos a jornalistas após evento do Banco da Finlândia, o presidente da distrital de St. Louis do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), James Bullard, afirmou que uma aprovação rápida de uma vacina é a "luz no fim do túnel" da crise. Segundo o dirigente, o desenvolvimento acelerado de imunizantes suporta a visão de que a economia dos EUA crescerá mais do que o previsto no quarto semestre de 2020 e no primeiro semestre do ano que vem.

Os investidores também monitoraram a situação política nos EUA. Ontem, o presidente Donald Trump informou pelo Twitter que autorizou o processo de transição de poder para a futura gestão de Joe Biden, mais de duas semanas após o democrata ser declarado eleito presidente do país. A notícia sinalizou melhora da estabilidade da política americana, o que ajudou as ações nos índices de NY a subir.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

"Embora os mercados já tivessem precificado a vitória do Biden há muito tempo e estivessem subindo desde então, a ação de ontem assegurou que não haverá nenhuma contenda constitucional e que uma transição pacífica de poder - algo que até este ano era considerado garantido nos mais de 200 anos de história dos EUA - ocorrerá", explicou a BK Asset Management.

Outro assunto que animou os mercados foi a potencial escolha da ex-presidente do Fed Janet Yellen para ocupar a chefia do Tesouro dos EUA. Investidores veem com bons olhos a indicação de Yellen, que, caso confirmada, trabalhará para superar segunda crise econômica da carreira. Antes, ela havia ajudado o Fed a formular políticas para superar a crise econômica de 2008 e 2009.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações