Bolsas de NY fecham em alta e índices renovam recordes

Estadão Conteúdo

Publicado 15.04.2021 14:53

Atualizado 15.04.2021 18:10

Bolsas de NY fecham em alta e índices renovam recordes

As bolsas de Nova York fecharam em alta robusta nesta quinta-feira, 15, apoiadas pelo apetite ao risco de investidores após a divulgação de indicadores nos Estados Unidos que reforçaram a percepção de recuperação econômica no país. O mercado também repercutiu a temporada de balanços corporativos, que surpreendeu positivamente os investidores.

Diante deste cenário, os índices Dow Jones e S&P 500 renovaram seus recordes de fechamento nesta quinta. Enquanto o primeiro avançou 0,90%, aos 34.035,99 pontos, o segundo índice teve alta de 1,11%, a 4.170,42 pontos.

O Nasdaq, por sua vez, acumulou o maior ganho do dia, de 1,31%, a 14.038,76 pontos, com a queda nos juros dos Treasuries favorecendo ações de grandes companhias de tecnologia.

Boa parte das ações de maior peso do Nasdaq subiu mais de 1% nesta quinta-feira, entre elas a Apple (NASDAQ:AAPL) (SA:AAPL34) (+1,87%), Microsoft (NASDAQ:MSFT) (SA:MSFT34) (+1,53%), Amazon (NASDAQ:AMZN) (SA:AMZO34) (+1,38%) e Alphabet (NASDAQ:GOOGL) (SA:GOGL34) (+1,93%), controladora do Google. Já a Nvidia (NASDAQ:NVDA) (SA:NVDC34) cresceu 5,63% nesta quinta, após o banco de investimentos Raymond James classificar o papel da empresa como "outperform", indicando que o desempenho do ativo supera o do seu índice de referência, segundo reportou a Dow Jones Newswires.

No cenário macroeconômico, o avanço de 9,8% nas vendas do varejo nos EUA em março ante fevereiro, e a redução de 193 mil pedidos de auxílio-desemprego no país na semana passada, a 576 mil, reforçaram o otimismo em relação à recuperação da economia americana, favorecendo o apetite ao risco de investidores. O avanço mensal de 1,4% da produção industrial do país em março, porém, ficou aquém das expectativas de analistas, que esperavam alta de 2,7% no período.

Contrariando o otimismo geral nas bolsas, ações de companhias aéreas recuaram na maioria nesta quinta, em meio a incertezas quanto a vacinação contra a covid-19 nos EUA por conta da suspensão do uso do imunizante da Johnson & Johnson (NYSE:JNJ) (SA:JNJB34).

Também pesa sobre os papéis a baixa demanda global por voos, que devem penalizar os balanços corporativos do setor. Entre as baixas, a United Airlines (NASDAQ:UAL) (SA:U1AL34) recuou 1,41%, acompanhada pela American Airlines (NASDAQ:AAL) (SA:AALL34), que caiu 1,07%, enquanto a Delta Air Lines (NYSE:DAL) (SA:DEAI34) cedeu 2,80%, após a empresa divulgar prejuízo maior que o previsto no primeiro trimestre de 2021.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Já o setor financeiro teve performance mista nesta quinta, prejudicado em parte pela forte queda do Bank of America (NYSE:BAC) (SA:BOAC34) (-2,86%), com investidores focando os custos relacionados à covid-19 e uma receita líquida e um crescimento dos empréstimos abaixo das expectativas, em balanço publicado nesta data pelo banco. O Citigroup (NYSE:C) (SA:CTGP34), que também divulgou balanço, recuou 0,51%, enquanto JPMorgan (NYSE:JPM) (SA:JPMC34) e Goldman Sachs (NYSE:GS) (SA:GSGI34) avançaram 0,63% e 0,95%, respectivamente.

Entre outras companhias que divulgaram resultados nesta quinta, a UnitedHealth (NYSE:UNH) (SA:UNHH34) subiu 3,83%, acima da BlackRock (NYSE:BLK) (SA:BLAK34), que teve alta de 2,09%. Já a PepsiCo (NASDAQ:PEP) (SA:PEPB34) acumulou leve ganho de 0,14%, enquanto a Alcoa (NYSE:AA), que publicou seu informe após o fechamento dos mercados, encerrou em baixa de 1,65%.

*Com informações de Dow Jones Newswires

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações