Bolsas de NY fecham em alta, em sessão volátil, com payroll e guerra da Ucrânia

Estadão Conteúdo

Publicado 01.04.2022 14:32

Atualizado 01.04.2022 17:51

Bolsas de NY fecham em alta, em sessão volátil, com payroll e guerra da Ucrânia

As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta sexta, 1º, em uma sessão volátil, na qual o payroll de março nos Estados Unidos ter apresentando uma queda no desemprego no país e avanço nas contratações. Além disso, as tensões pela guerra na Ucrânia seguiram observadas, enquanto consumidores buscam alternativas para reduzir os preços do petróleo, um dos grandes responsáveis pela alta da inflação, e que foram impulsionados pelo conflito. Na comparação semanal, os índices não tiveram sinal único.

O índice Dow Jones fechou em alta de 0,40%, em 34.818,27 pontos, o S&P 500 subiu 0,34%, para 4.545,86 pontos, e o Nasdaq avançou 0,29%, a 14.261,50 pontos. Na semana, houve queda de 0,12% e altas de 0,06% e 0,65%, respectivamente.

Na avaliação de Edward Moya, analista da Oanda, as ações dos EUA tiveram um início de trimestre "sem brilho" após um impressionante relatório de folha de pagamento não-agrícola e um relatório da indústria do Instituto para Gestão da Oferta (ISM) suave. O payroll de março apresentou criação de 431 mil vagas e recuo na taxa de desemprego, a 3,6%. Já o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial medido pelo ISM recuou de 58,6 em fevereiro a 57,1 em março. Analistas previam alta a 59,0.

Sobre o payroll, a Capital Economics acredita que o indicador é mais um sinal de que a economia mostra bastante impulso, mas houve também sinalizações de que a força de trabalho avança mais rápido, o que pode significar que o crescimento no salário pode ter atingido seu pico. Nesse quadro, a consultoria acredita que o Federal Reserve (Fed) terá menor pressão para fazer um ciclo agressivo de aperto monetário. Para Moya, o ISM mostrou que a inflação está ficando pior e a atividade está diminuindo à medida que os problemas da cadeia de suprimentos persistem. "As pressões inflacionárias podem em breve levar à destruição da demanda, então pode ser difícil ver as ações otimistas conforme o consumidor dos EUA começa a drenar suas economias", avalia.

No campo da guerra, um suposto ataque ucraniano a um depósito de combustíveis em território russo pode dificultar as negociações. Após os EUA anunciarem liberação de 1 milhão de barris por dia (bpd) de suas reservas por seis meses, a Agência Internacional de Energia (AIE) informou que houve um acordo entre seus 31 membros para uma nova liberação de reservas de petróleo. Petroleiras tiveram uma sessão de alta, incluindo Occidental Petroleum (NYSE:OXY) (+2,40%), Chevron (NYSE:CVX) (+0,85%) e ExxonMobil (NYSE:XOM) (+0,64%).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações