Bolsas de NY fecham em alta, impulsionadas por declarações de Powell

Estadão Conteúdo

Publicado 22.06.2021 14:33

Atualizado 22.06.2021 17:40

Bolsas de NY fecham em alta, impulsionadas por declarações de Powell

As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta terça-feira, 22, contando com impulso do testemunho do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. As declarações tiveram um tom "dovish" (mais leve), após o dirigente descartar uma alta de juros "preventiva" e voltar a classificar a alta da inflação como transitória.

Ações de empresas de tecnologia estiveram entre algumas das principais altas da sessão, o que garantiu máxima histórica de fechamento para o Nasdaq.

No fechamento, o Dow Jones subiu 0,20%, a 33.945,58 pontos, o S&P 500 avançou 0,51%, a 4.246,44 pontos, e o Nasdaq registrou ganho de 0,79%, a 14.353,27 pontos.

Durante depoimento no subcomitê sobre a crise do coronavírus, Powell atribuiu a força recente da inflação à retomada forte na demanda, em quadro de oferta ainda limitada em alguns segmentos, mas notou que isso deve perder fôlego conforme o cenário se normaliza adiante. "O Fed agirá se a inflação ficar muito elevada", garantiu.

A postura ajudou a impulsionar os mercados, que na última semana tiveram seu maior recuo desde outubro de 2020, pressionados pela postura "hawkish" (mais dura) após a última decisão de política monetária do Fed.

Ações de tecnologia tiveram algumas das principais altas, e os papéis da Amazon (NASDAQ:AMZN) subiram 1,49%, apesar da notícia de que a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) será a agência do governo dos EUA que analisará a proposta de aquisição do estúdio MGM pela Amazon.

A nova presidente da FTC, Lina Khan, é conhecida por criticar a lei antitruste dos EUA por não ter conseguido colocar limites para a gigante da tecnologia. Outras altas de destaque foram Facebook (+2,03%), Apple (NASDAQ:AAPL) (+1,27%), Microsoft (NASDAQ:MSFT) (+1,10%) e Twitter (+2,94%).

Os papéis da GameStop subiram 10,54%, após a varejista anunciar a venda de 5 milhões de novas ações, levantando US$ 1,13 bilhão em capital para acelerar o crescimento. A AMC, que desbancou a preferência pela GameStop por parte de investidores especulativos do varejo nas últimas semanas, teve alta de 4,61%.

Já as ações de aéreas tiveram queda, após a American Airlines anunciar que cortará voos em julho nos EUA para lidar com a crescente demanda no país. O anúncio ilustra as dificuldades do setor em elevar a oferta para fazer frente à procura. A queda de 1,51% na companhia foi seguida por Delta Airlines (-0,87%) e United Airlines (-0,93%).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações