Bolsas de NY fecham em alta; Nasdaq tem recorde

Estadão Conteúdo

Publicado 23.08.2021 15:25

Atualizado 23.08.2021 18:40

Bolsas de NY fecham em alta; Nasdaq tem recorde

As bolsas de Nova York fecharam em alta, nesta segunda-feira, com o Nasdaq tendo renovado seu recorde de fechamento e o S&P 500, a máxima histórica intraday. O maior apetite por risco marcou a sessão nos mercados internacionais. Notícias sobre vacinas nos Estados Unidos e dados locais contribuíram para o avanço.

No fechamento, o Dow Jones avançou 0,61%, a 35.335,71 pontos, o S&P 500 subiu 0,85%, a 4.479,53 pontos, e o Nasdaq teve alta de 1,55%, a 14.942,65 pontos.

Nos EUA, a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, a Anvisa nprte-americana) anunciou, pela primeira vez, a aprovação integral - não mais apenas emergencial - da aplicação da vacina contra a covid-19 em maiores de 16 anos.

O imunizante produzido pela Pfizer (NYSE:PFE) (SA:PFIZ34), em parceria com a BioNTech (NASDAQ:BNTX) (SA:B1NT34), recebeu a concessão. A ação da Pfizer, que também anunciou hoje um acordo de aquisição da Trillium Therapeutics (NASDAQ:TRIL), subiu 2,60% e foi acompanhada por outra fabricante de vacinas, a Moderna (NASDAQ:MRNA) (SA:M1RN34) (+7,55%).

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, considerou a aprovação um "marco" no combate à pandemia e informou que mais de um milhão de doses do imunizante foram aplicadas nos últimos três dias, maiores taxas desde junho. Na análise da TD Securities, é o medo da cepa delta do coronavírus que impulsiona a vacinação pelo país. Para a Oxford Economics, de modo geral, a delta não é motivo para "grande pânico", pois "em vez de empurrar as economias de volta à recessão, o mais provável é que a recuperação apenas recue no curto prazo".

Com a melhora no sentimento geral do mercado, as petroleiras ExxonMobil (NYSE:XOM) (SA:EXXO34) (+4,11%) e Chevron (NYSE:CVX) (SA:CHVX34) (+2,58%) também avançaram. Boeing (NYSE:BA) (SA:BOEI34) (+3,16%) registrou alta e foi acompanhada pelas aéreas, como American Airlines (NASDAQ:AAL) (SA:AALL34) (+3,30%) e United (NASDAQ:UAL) (SA:U1AL34) (+3,41%).

O Nasdaq, que renovou recorde nesta sessão, foi impulsionado por papéis como Amazon (NASDAQ:AMZN) (SA:AMZO34) (+2,06%), Tesla (NASDAQ:TSLA) (SA:TSLA34) (+3,83%), Facebook (NASDAQ:FB) (SA:FBOK34) (+1,11%) e Alphabet (NASDAQ:GOOGL) (SA:GOGL34) (+1,90%).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Entre os indicadores dos EUA, as vendas de moradias usadas avançaram 2% em julho ante junho, contrariando a expectativa de queda dos analistas. O índice de atividade nacional do país, elaborado pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Chicago, também subiu acima do previsto.

Na contramão, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto dos EUA caiu na preliminar de agosto ante o mês anterior, mínima em oito meses, segundo a IHS Markit.

Na semana, investidores aguardam o Simpósio de Jackson Hole, evento anual do Fed de Kansas, que acontece nesta sexta-feira. Nesta segunda, porta-voz da Casa Branca disse que Biden não tem cronograma para decidir sobre o próximo presidente do banco central.

Além disso, a trajetória dos preços segue no foco dos investidores. Em entrevista ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), o professor da Universidade de Chicago, ex-economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI) e ex-presidente do banco central da Índia, Raghuram Rajan, afirma que a inflação dos EUA ficará elevada por um período mais longo do que o previsto pelo Fed, por conta do mercado de trabalho já estar "bem apertado".

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações