Bolsas de NY fecham em alta por perspectiva de recuperação e com Powell no radar

Estadão Conteúdo

Publicado 24.02.2021 16:26

Atualizado 24.02.2021 19:40

Bolsas de NY fecham em alta por perspectiva de recuperação e com Powell no radar

As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta quarta-feira, 24, após abrirem o pregão em baixa. Investidores focaram na perspectiva de melhora econômica por meio da redução gradual das restrições à atividade adotadas para frear a pandemia de covid-19. Além disso, o mercado reagiu às falas do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central), Jerome Powell, em audiência na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.

O índice Dow Jones fechou em alta de 1,35%, aos 31.961,86 pontos, na máxima histórica de fechamento, e o S&P 500 registrou ganhos de 1,14%, a 3.925,43 pontos. Já o Nasdaq se recuperou de perdas em ações de grandes companhias de tecnologia e avançou 0,99% ao fim da sessão, a 13.597,97 pontos. Das 5 maiores empresas do setor nos Estados Unidos, Apple (NASDAQ:AAPL) (-0,41%), Facebook (-0,58%) e Amazon (NASDAQ:AMZN) (-1,09%) registraram recuos, enquanto Microsoft (NASDAQ:MSFT) e Alphabet (NASDAQ:GOOGL), controladora do Google, tiveram altas de 0,55% e 1,15%, respectivamente.

Em discurso à Câmara dos EUA, Powell repetiu o tom de seu depoimento de ontem no Senado americano ao garantir que o Fed não deve relaxar sua política monetária acomodatícia, incluindo a taxa de juros e as compras emergenciais de títulos de dívida, até que veja avanços significativos do emprego e da inflação em direção às metas da entidade monetária. A sinalização trouxe alívio ao mercado e reforçou a expectativa de crescimento robusto da economia americana ao longo de 2021.

A perspectiva de melhora da economia americana tem feito com que os preços de ativos subam recentemente. Segundo Powell, o Fed monitora de perto os preços das ações, os quais ele considera "muito elevados". Já o JPMorgan Chase, em relatório a clientes, afirmou que há bolhas no índice de volatilidade VIX, conhecido como o "medidor do medo" dos mercados em NY, e em ações de companhias relacionadas à produção de veículos elétricos.

O otimismo dos investidores impulsionou ações de empresas dos setores mais afetados pela pandemia do coronavírus, entre eles o de viagem e lazer, como é o caso da Norwegian Cruise Line, que teve a maior alta do S&P 500 hoje, de 9,26%. Papéis de companhias aéreas também se destacaram, com a United Airlines liderando os ganhos com avanço de 8,60%. A ação da Boeing foi na esteira deste movimento, terminando o pregão desta quarta-feira com valorização de 8,12%.

Companhias do setor petrolífero também tiveram fortes ganhos hoje, diante da queda da produção de petróleo nos EUA, segundo reportou o Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) do país. A Occidental Petroleum (NYSE:OXY) liderou os ganhos, em alta de 8,06%, seguida de Marathon Oil (+6,09%), ConocoPhillips (NYSE:COP) (+4,93%), Chevron (+3,69%) e ExxonMobil (NYSE:XOM) (+3,00%).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Os mercados ainda registraram uma retomada dos movimentos especulativos de investidores de varejo. Principal alvo deste movimento em fevereiro, a ação da GameStop avançou 103,94%, seguida da AMC, que ganhou 18,05% ao fim da sessão em Wall Street.

Mesmo com os ganhos gerais nas bolsas, ações de crescimento - aquelas relacionadas à companhias com lucro e receita maiores que a média dos seus setores - têm caído recentemente diante da alta dos retornos dos Treasuries americanos, segundo aponta o Julius Baer, em relatório enviado a clientes. Além dos juros dos títulos públicos dos EUA, a melhora da perspectiva econômica justifica o movimento recente destas ações, explicou o banco suíço.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações