Bolsas de NY fecham em baixa acima de 2,5%, com sinais do Fed, balanços e cautela

Estadão Conteúdo

Publicado 22.04.2022 14:59

Atualizado 22.04.2022 19:09

Bolsas de NY fecham em baixa acima de 2,5%, com sinais do Fed, balanços e cautela

Os mercados acionários de Nova York registraram quedas consideráveis, nesta sexta-feira, 22. Os índices foram pressionados pela postura pró-aperto monetário do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), por alguns resultados trimestrais de empresas e também pela cautela nos mercados em geral, com autoridades notando riscos à perspectiva atual, como a desaceleração econômica da China e a guerra na Ucrânia e seus desdobramentos.

O índice Dow Jones fechou em baixa de 2,82%, em 33.811,40 pontos, o S&P 500 recuou 2,77%, a 4.271,78 pontos, e o Nasdaq teve queda de 2,55%, a 12.839,29 pontos. Na comparação semanal, o Dow Jones caiu 1,86%, o S&P 500 cedeu 2,75% e o Nasdaq, 3,83%.

A sinalização de altas de juros tende a conter o apetite pelas ações. Ontem, o presidente do Fed, Jerome Powell, disse que pode haver alta de 50 pontos-base nos juros em maio. Hoje, a presidente da distrital de Cleveland do BC americano, Loretta Mester, defendeu essa elevação em maio e também em outras reuniões, para levar logo a taxa a um nível neutro.

Além disso, houve cautela nas bolsas dos dois lados do Atlântico. A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, destacou riscos no horizonte, como o quadro na China, e também para o comércio global, e a secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, também mencionou o quadro no país asiático e a guerra na Ucrânia como riscos.

No setor corporativo, American Express (SA:AXPB34) (NYSE:AXP) recuou 2,75%, após balanço com lucro acima do esperado no primeiro trimestre, mas previsão para todo o ano atual que frustrou a expectativa. Verizon (SA:VERZ34)(NYSE:VZ) registrou perda de assinantes e registrou baixa de 5,64% em seu papel, mesmo com lucro acima do previsto.

Entre os setores, serviços de comunicação esteve entre as maiores baixas, mas o quadro negativo prevaleceu em geral. Entre alguns papéis importantes, Apple (SA:AAPL34)(NASDAQ:AAPL) recuou 2,78%, Amazon (SA:AMZO34)(NASDAQ:AMZN) cedeu 2,66% e Microsoft (SA:MSFT34)(NASDAQ:MSFT), 2,41%. Alphabet (SA:GOGL34)(NASDAQ:GOOGL) registrou baixa de 4,15% e Tesla (SA:TSLA34)(NASDAQ:TSLA), de 0,37%. No setor financeiro, Citigroup (SA:CTGP34)(NYSE:C) caiu 2,66% e JPMorgan BDR (SA:JPMC34)(NYSE:JPM), 2,87%, enquanto Goldman Sachs (SA:GSGI34) (NYSE:GS) perdeu 4,35%. Boeing (SA:BOEI34)(NYSE:BA) caiu 2,26% e Chevron (SA:CHVX34)(NYSE:CVX), 2,21%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações