Bolsas de NY fecham em baixa antes do CPI, sem empolgação com novo iPhone

Estadão Conteúdo

Publicado 12.09.2023 17:53

Bolsas de NY fecham em baixa antes do CPI, sem empolgação com novo iPhone

As bolsas de Nova York fecharam em baixa, com o mercado esperando uma aceleração no índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos EUA a ser publicado amanhã. Uma retomada de fôlego da inflação favoreceria o argumento de que o Federal Reserve (Fed) pode querer manter os juros em nível restritivo por mais tempo - um cenário que tende a reduzir o apetite por risco. O lançamento do novo iPhone não empolgou e a Apple (NASDAQ:AAPL) encerrou o pregão no vermelho.

O índice Dow Jones fechou com queda de 0,05%, aos 34.647,44 pontos; o S&P 500 recuou 0,57%, aos 4.462,03 pontos; e o Nasdaq teve perdas de 1,04%, aos 13.773,61 pontos.

As ações de empresas intensivas em tecnologia tiveram um dia ruim, com o índice Nasdaq apresentando o pior desempenho entre os três principais índices acionários de Wall Street. A gigante de software Oracle (NYSE:ORCL) despencou 13,5% após a publicação do seu balanço trimestral. O entusiasmo pelos resultados positivos trimestre foi atenuado por uma perspectiva mais fraca do segundo trimestre e desaceleração da unidade Software como Serviço (SaaS), escreveu o Goldman Sachs (NYSE:GS).

Na esteira, outras empresas de software figuraram entre os maiores perdedores do Nasdaq: Adobe (-3,95%) Autodesk (-3,17%), Datadog (-3,59%), Zscaler (-2,93%). A Salesforce cedeu 1,62% no dia em que anunciou parceria com Google (NASDAQ:GOOGL) em inteligência artificial (IA).

A Apple perdeu 1,76% depois de apresentar o esperado iPhone 15, que aparentemente não . Por outro lado, o fato de que o novo smartphone vai usar chips da Qualcomm (+0,86%), conforme anunciado ontem, apoiou a ação da empresa de semicondutores, segundo a consultoria Navellier. A Qualcomm foi uma das poucos ganhadoras entre o segmento de chips, com Nvidia caindo 0,68%.

Grandes bancos foram destaque entre os ganhadores. Wells Fargo (NYSE:WFC), Citi e Morgan Stanley (NYSE:MS) subiram mais de 2%. O setor de energia também se sobressaiu, diante da valorização dos preços do petróleo. As petrolíferas ExxonMobil (NYSE:XOM) e Chevron (NYSE:CVX) avançaram 2,92% e 1,86%, respectivamente. Ford (NYSE:F) (+1,88%) e GM (+2,61%) acumularam ganhos com a notícia de que o sindicato americano de trabalhadores das montadoras (United Auto Workers, UAW) aliviou suas demandas, o que poderá facilitar um desfecho sem greve para as negociações salariais.

A notícia de que a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA emitiu alerta às empresas CVS Health e a Walgreens Boots Alliance sobre a comercialização de colírios não aprovados não abalou as ações, e as varejistas de farmácias fecharam com ganhos de 2,57% e 1,35%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações