Bolsas de NY fecham em baixa, com cautela após indicadores e à espera do Fed

Estadão Conteúdo

Publicado 15.06.2021 14:52

Atualizado 15.06.2021 18:11

Bolsas de NY fecham em baixa, com cautela após indicadores e à espera do Fed

As bolsas de Nova York fecharam em baixa nesta terça-feira, em sessão que contou com cautela após a publicação de uma série de indicadores relevantes nos Estados Unidos, com a inflação ao produtor (PPI) superando expectativas e as vendas no varejo ficando aquém do esperado. Além disso, investidores estão na expectativa para a reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), que começa nesta terça e será concluída na quarta-feira . As ações de petroleiras contrariaram a tendência, tendo alta durante o dia e oferecendo algum impulso aos índices.

O índice Dow Jones recuou 0,27%, em 34.299,33 pontos, o S&P 500 caiu 0,20%, a 4.246,59 pontos, e o Nasdaq teve perda de 0,71%, a 14.072,86 pontos. O S&P 500 chegou a renovar sua máxima intraday no começo da sessão, mas o movimento de queda prevaleceu ao longo do dia.

O PPI dos EUA subiu 0,8% em maio ante abril, acima das expectativas de analistas consultados, que previam aumento de 0,5%. No confronto anual, o avanço foi de 6,6%, o maior desde que o indicador começou a ser calculado com a atual metodologia, em novembro de 2010.

"As pressões inflacionárias continuam subindo à medida que fricções econômicas mostram poucos sinais de desaceleração", resume o ING, em referência a gargalos nas cadeias produtivas.

Um dia antes da decisão de política monetária do Fed, o avanço dos preços alimentou o debate sobre a possibilidade de o BC americano iniciar sua redução de estímulos antecipadamente. Em comentário enviado ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), o economista Oren Klachkin, da Oxford Economics, afirma que a inflação poderá "esquentar" no curto prazo devido à reabertura da economia, mas não a um ritmo que force o Fed a iniciar abruptamente o aperto da política monetária.

O mercado reagiu com cautela, e uma parte significativa das ações recuaram. Depois de avançarem na segunda-feira, Tesla (NASDAQ:TSLA) (SA:TSLA34) (-2,97%) e Coinbase (NASDAQ:COIN) (-2,88%) tiveram perdas, ambas que recentemente vem tendo resultados atrelados ao bitcoin, que teve ganhos na sessão, ainda que mais modestos do que na anterior. Por outro lado, com o avanço nos preços do barril de petróleo, observando a demanda e chegando nos maiores níveis em anos, ações do setor avançaram. ExxonMobil (NYSE:XOM) (SA:EXXO34) (+3,64%), Chevron (NYSE:CVX) (SA:CHVX34) (+2,16%) e Occidental Petroleum (NYSE:OXY) (SA:OXYP34) (+3,25%) subiram.

A ação da Boeing (NYSE:BA) (SA:BOEI34) subiu 0,61%, depois que EUA e União Europeia confirmaram acordo que encerra a disputa comercial envolvendo a gigante da aviação europeia e sua rival americana. O entendimento prevê que os dois lados suspendam as tarifas referentes ao caso pelos próximos cinco anos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações