Bolsas de NY fecham em baixa com Fed; Dow Jones tem pior semana desde outubro

Estadão Conteúdo

Publicado 18.06.2021 14:52

Atualizado 18.06.2021 18:10

Bolsas de NY fecham em baixa com Fed; Dow Jones tem pior semana desde outubro

As bolsas de Nova York fecharam em baixa nesta sexta-feira, 18, encerrando uma semana de perdas. O movimento foi gerado pela guinada "hawkish" (mais dura) do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). Nesta sessão, o presidente da distrital do Fed em St. Louis, James Bullard, indicou que a autoridade monetária abriu oficialmente as discussões sobre "tapering", o processo de retirada de estímulos à economia. Nesta sexta, também foi dia de "quadruple witching" em Wall Street, com vencimento simultâneo de opções e de futuros de ações.

O índice Dow Jones caiu 1,58%, aos 33.290,08 pontos, enquanto o S&P 500 teve baixa de 1,31%, aos 4.166,45 pontos, e o Nasdaq recuou 0,92%, aos 14.030,38 pontos. Na comparação com o fechamento de sexta-feira da semana passada, as quedas foram de 3,45%, 1,91% e 0,28%, respectivamente, com o Dow Jones no pior desempenho semanal desde outubro.

Nesta sexta, Bullard reforçou, em entrevista à CNBC, que o Fed iniciou a discussão sobre o processo de retirada de estímulo. Ele também disse esperar uma elevação da taxa básica de juros no próximo ano. Desde que a decisão de política monetária da instituição indicou que a maioria dos dirigentes espera um aumento de juros em 2023, o mercados acionários vêm sendo pressionados.

"Concordamos que o mercado de ações está respondendo ao Fed potencialmente aumentando os juros, embora não mais rápido do que o esperado - o Fed há algum tempo indica um prazo provável de 2023", aponta a Stifel. O movimento ocorre sobretudo por isso e "não por causa do aumento da inflação - já que a inflação mencionada está se comportando como previsto", segundo a consultoria.

As ações do setor financeiro estiveram entre as mais penalizadas, estendendo as fortes quedas da quinta, pressionadas pelos recuos nos juros longos dos Treasuries. O Goldman Sachs (NYSE:GS) (SA:GSGI34) caiu 3,52%, enquanto o Bank of America (NYSE:BAC) (SA:BOAC34) recuou 2,56% e o Morgan Stanley (NYSE:MS) (SA:MSBR34) perdeu 4,35%.

No entanto, diferentemente de quinta-feira, quando as ações de tecnologia foram impulsionadas pelo movimento, nesta sexta ocorreu uma baixa no setor, com quedas importantes como Facebook (NASDAQ:FB) (SA:FBOK34) (-2,04%), Apple (NASDAQ:AAPL) (SA:AAPL34) (-1,01%), Alphabet (NASDAQ:GOOGL) (SA:GOGL34) (-1,34%), que controla o Google. Outro recuo de destaque foi da Intel (NASDAQ:INTC) (SA:ITLC34), que caiu 2,64%, em meio a tratativas nos EUA sobre a questão da escassez de chips.

Apesar da alta no preço do barril do petróleo, as ações de petroleiras recuaram nesta sexta, em dia marcado pela indicação de que a produção nos EUA irá se recuperar mais lentamente do que estava previsto. Chevron (NYSE:CVX) (SA:CHVX34) (-3,77%), ExxonMobil (NYSE:XOM) (SA:EXXO34) (-2,55%) e Occidental Petroleum (NYSE:OXY) (SA:OXYP34) (-0,85%) registraram queda.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações