Bolsas de NY fecham em baixa, com inflação e avanços nos juros dos Treasuries

Estadão Conteúdo

Publicado 12.05.2021 14:40

Atualizado 12.05.2021 18:10

Bolsas de NY fecham em baixa, com inflação e avanços nos juros dos Treasuries

As bolsas de Nova York fecharam em baixa nesta quarta-feira, após o índice de preços ao consumidor dos Estados Unidos (CPI) apontar em abril alta muito acima do esperado pelos analistas. O movimento também foi influenciado pela aceleração no ritmo de alta dos juros dos Treasuries , que alimenta especulações sobre o momento em que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) poderá sinalizar o início de um novo ciclo de aperto monetário. As ações do setor de tecnologia tiveram algumas das principais baixas.

O Dow Jones fechou em baixa de 1,99%, a 33.587,66 pontos, enquanto o S&P 500 caiu 2,14%, a 4063,04 pontos, e o Nasdaq recuou 2,67%, a 13.031,68 pontos.

Ao saltar 4,2% na comparação anual de abril, o núcleo do CPI nos EUA avançou ao ritmo mais acelerado em 12 anos e confirmou o impacto da forte retomada econômica nos preços.

A divulgação do indicador impulsionou os juros dos Treasuries e alimentou a onda de vendas de ações em Wall Street, sobretudo no setor de tecnologia. Os juros da T-note de 10 anos chegaram próximos de 1,7%, atingindo o pico intraday em um mês.

Como historicamente tendem a pagar menos dividendos que outros setores, as empresas de tecnologia costumam ficar em desvantagem quando há aumento sustentado dos rendimentos de títulos públicos. Facebook (NASDAQ:FB) (SA:FBOK34) (-1,30%), Apple (NASDAQ:AAPL) (SA:AAPL34) (-2,49%), Alphabet (NASDAQ:GOOGL) (SA:GOGL34) (-3,08%), que controla a Google, Amazon (NASDAQ:AMZN) (SA:AMZO34) (-2,23%), Microsoft (NASDAQ:MSFT) (SA:MSFT34) (-2,94%) e Tesla (NASDAQ:TSLA) (SA:TSLA34) (-4,42%) recuaram.

As bolsas renovaram mínimas durante a tarde após a publicação do déficit orçamentário dos EUA, que atingiu o recorde de US$ 1,9 trilhão nos primeiros sete meses do ano fiscal de 2021.

Depois de tombar mais de 13% na última sessão, a Novavax (NASDAQ:NVAX) ampliou as perdas que se seguem ao anúncio de atrasos nos desenvolvimentos de sua vacina contra a covid-19. Nesta quarta, as ações da empresa recuaram 7,50%. Depois de altas seguindo um possível envolvimento na crise do oleoduto da Colonial Pipeline, os papéis da FireEye (NASDAQ:FEYE) recuaram nesta quarta 4,52%.

Por outro lado, a Chevron (NYSE:CVX) (SA:CHVX34) avançou 0,63%, seguindo alta no barril de petróleo e perspectivas de aumento na demanda global pela commodity. Os bancos chegaram a subir em parte da sessão, mas sucumbiram ao mau humor geral e terminaram em território negativo, como Wells Fargo (NYSE:WFC) (SA:WFCO34), Bank of America (NYSE:BAC) (SA:BOAC34) (-0,17%) e Goldman Sachs (NYSE:GS) (SA:GSGI34) (-1,53%). A ExxonMobil (NYSE:XOM) (SA:EXXO34) seguiu o movimento, fechando em baixa de 0,89%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações