Bolsas de NY fecham em baixa, com perspectivas sobre Fed e chances de recessão

Estadão Conteúdo

Publicado 07.12.2022 15:13

Atualizado 07.12.2022 18:40

Bolsas de NY fecham em baixa, com perspectivas sobre Fed e chances de recessão

As bolsas de Nova York fecharam em baixa por mais uma sessão consecutiva, outra vez pressionadas pelas perspectivas para o aperto monetário pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). Sinais da economia dos Estados Unidos apresentam um quadro que pode manter as taxas de juros elevadas por mais tempo para buscar conter a inflação no país, em um quadro no qual uma recessão em 2023 não é descartada. Além disso, os riscos geopolíticos seguem levados em conta, uma vez que o presidente russo, Vladimir Putin, fez declarações sobre uma eventual escalada nuclear, dizendo que tais meios podem servir como dissuasão na Ucrânia.

O índice Dow Jones fechou estável, em 33.597,92 pontos, o S&P 500 recuou 0,19%, a 3.933,92 pontos, e o Nasdaq teve baixa de 0,51%, a 10.958,55 pontos.

Para Edward Moya, analista da Oanda, as ações dos EUA caíram à medida que os investidores se preocupavam com o impacto de uma recessão na economia dos EUA e avaliavam os riscos geopolíticos.

O CEO do JPMorgan (NYSE:JPM), Jamie Dimon, disse que a inflação pode levar a economia americana à recessão no próximo ano. O dirigente apontou que, embora os consumidores e as empresas estejam atualmente em boa forma, isso pode não durar muito mais.

Para Moya, a economia está entrando no modo de desaceleração, já que os dados finais de produtividade não-agrícola do terceiro trimestre foram revisados para cima e os custos trabalhistas foram significativamente revisados para baixo.

Ron Temple, estrategista-chefe de mercado da Lazard Asset Management, disse que um forte mercado de trabalho pode complicar as perspectivas do Fed para aumentar as taxas, o que pode levar o banco central a manter as taxas de juros mais altas por mais tempo.

"Aposto em uma recessão na segunda metade do próximo ano e que o Fed ainda não pode cortar as taxas porque a inflação ainda está bem acima do número de 2% no final do próximo ano", disse Temple.

Ele disse que manter caixa, renda fixa de curta duração e ações de alta qualidade podem superar o mercado mais amplo no ano que vem.

No cenário político americano, repercute a vitória do democrata Raphael Warnock sobre o republicano Hersechel Walker. Eles disputaram na terça-feira o segundo turno por uma vaga no Senado, pela Geórgia. Com isso, o partido do presidente Joe Biden ampliou a vantagem na Casa, com 51 assentos contra 49 da oposição republicana.

*Com informações Dow Jones Newswires.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações