Bolsas de NY fecham em baixa, com riscos à economia em foco

Estadão Conteúdo

Publicado 08.06.2022 14:43

Atualizado 08.06.2022 18:22

Bolsas de NY fecham em baixa, com riscos à economia em foco

Os mercados acionários de Nova York registraram queda, nesta quarta-feira. Investidores estiveram atentos a riscos à economia, tanto dos Estados Unidos quanto global, o que tende a pressionar as ações. Desse modo, o sinal vermelho prevaleceu entre os setores, com os ganhos em energia como exceção, diante da alta do petróleo.

O índice Dow Jones fechou em baixa de 0,81%, em 32.910,90 pontos, o S&P 500 recuou 1,08%, a 4.115,77 pontos, e o Nasdaq teve queda de 0,73%, a 12.086,27 pontos.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revisou em baixa sua projeção para o crescimento da economia mundial em 2022, de 4,5%, a 3,0%, além de alertar para o preço global com a guerra da Rússia na Ucrânia.

Nos EUA, há expectativa de elevações de juros para conter a forte inflação, o que também pressiona a atividade. A secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, voltou a destacar a preocupação com a alta dos preços e garantiu que o governo Joe Biden atua para responder ao quadro.

Na próxima semana, a aposta quase unânime do mercado é que haverá alta de 50 pontos-base nos juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), diante da trajetória dos preços. Vice-diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Gita Gopinath disse que o Fed terá um "verdadeiro desafio" de trazer inflação à meta sem turbulências nem recessão.

A S&P Global elevou projeção para a alta do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA no segundo trimestre, de 1,9% a 2,4%, e também para todo o ano atual (de 2,4% a 2,5%). Ela prevê, porém, aumento no desemprego adiante, com o aperto monetário para conter a inflação.

Entre ações de peso, nesta quarta-feira Boeing (SA:BOEI34)(NYSE:BA) recuou 0,85%, Apple (SA:AAPL34)(NASDAQ:AAPL) caiu 0,50% e Amazon (SA:AMZO34)(NASDAQ:AMZN) teve baixa de 1,48%. Alphabet (SA:GOGL35)(NASDAQ:GOOGL) subiu 0,04% e Microsoft (SA:MSFT34)(NASDAQ:MSFT) registrou queda de 0,77%. No setor bancário, Citigroup (SA:CTGP34)(NYSE:C) fechou em baixa de 1,32% e JPMorgan (SA:JPMC34)(NYSE:JPM), de 1,59%, enquanto Goldman Sachs (SA:GSGI34) (NYSE:GS) caiu 2,12%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações