Bolsas de NY fecham em baixa com temor de inflação e Fed

Estadão Conteúdo

Publicado 18.05.2021 14:44

Atualizado 18.05.2021 18:11

Bolsas de NY fecham em baixa com temor de inflação e Fed

As bolsas de Nova York fecharam em baixa nesta terça-feira, em sessão volátil especialmente para o setor de tecnologia. Os índices acionários foram pressionados perto do fim do pregão com ajustes de posição antes do fechamento. O mercado segue observando com atenção as perspectivas de inflação nos Estados Unidos e as possíveis reações por parte do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), um dia antes da divulgação da ata da mais recente reunião da autoridade monetária. Desta forma, indicadores e aparições públicas de dirigentes foram monitorados. Seguindo a queda no barril de petróleo, ações do setor também pressionaram os índices.

O Dow Jones encerrou em baixa de 0,78%, a 34.060,66 pontos, enquanto o S&P 500 caiu 0,85%, a 4.127,83 pontos, e o Nasdaq recuou 0,56%, a 13.303,64 pontos, pressionado com ajustes de posição ao final do pregão, depois de ter operado no terreno positivo no começo do dia.

Sobre a possibilidade de reação do Fed à alta da inflação, o chefe de estratégia de mercado da Mediolanum International Funds, Brian O'Reilly, diz que "esse sempre foi o principal risco: os BCs retiraram a tigela de liquidez antes do fim da festa".

Na segunda-feira, o presidente da distrital de Dallas, Robert Kaplan, afirmou que a taxa dos Fed funds deveria começar a subir já em 2022. A inflação entre 2% e 4% pode ser o "ponto ideal" para as ações, avalia O'Reilly. Ele pondera que a alta de preços não é necessariamente negativa a todos os setores. A recuperação econômica deve continuar beneficiando ações como as de bancos, bem como empresas de viagens e lazer, que são sensíveis à reabertura. Mas empresas com balanços sólidos e capacidade de aumentar os preços, como as farmacêuticas e fabricantes de produtos domésticos, também devem se sair bem, aponta. Nesta terça, após dados mostrarem que as construções de moradias iniciadas nos EUA recuaram bem mais do que o esperado em abril as ações foram pressionadas.

A Tesla (NASDAQ:TSLA) (SA:TSLA34) teve alta de 0,18% e recuperou parte das perdas recentes. Entre outras big techs, a tendência foi de recuos. Facebook (NASDAQ:FB) (SA:FBOK34) (-1,74%), Amazon (NASDAQ:AMZN) (SA:AMZO34) (-1,17%), Apple (NASDAQ:AAPL) (SA:AAPL34) (-1,12%), Alphabet (NASDAQ:GOOGL) (SA:GOGL34) (-1,16%), que controla a Google, e Microsoft (NASDAQ:MSFT) (SA:MSFT34) (-0,86%) caíram, pressionando o Nasdaq. Outras quedas relevantes foram da AT&T (NYSE:T) (SA:ATTB34) (-5,80%) e da Discovery (-1,60%), ainda na esteira do anúncio de união das empresas de segunda-feira.

Com as tratativas por um acordo nuclear com o Irã no radar, o petróleo teve baixa, e Chevron (NYSE:CVX) (SA:CHVX34) (-3,01%), ExxonMobil (NYSE:XOM) (SA:EXXO34) (-2,83%) e ConocoPhilips (NYSE:COP) (SA:COPH34) (-1,73%) seguiram a tendência de queda. Por outro lado, com balanço publicado nesta terça, apresentando lucros acima da expectativa de analistas, as ações do Walmart (NYSE:WMT) (SA:WALM34) fecharam com alta de 2,11%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

*Com informações Dow Jones Newswires.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações