Bolsas de NY fecham em baixa de 1%, com preocupações sobre EUA e China; bancos pesam

Estadão Conteúdo

Publicado 15.08.2023 17:47

Bolsas de NY fecham em baixa de 1%, com preocupações sobre EUA e China; bancos pesam

As bolsas de Nova York fecharam em baixa de mais de 1% nesta terça-feira, 15, após dados indicarem fraqueza na indústria e no setor imobiliário nos EUA e desaceleração econômica na China, minando o apetite por risco. Falas pró-regulação de dirigente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e um alerta da Fitch pesaram sobre as ações de bancos.

O índice Dow Jones fechou em baixa de 1,02%, aos 34.946,39 ponto; o S&P 500 recuou 1,16% aos 4.437,86 pontos; e o Nasdaq caiu 1,14%, aos 13.631,05 pontos.

Nos EUA, índice Empire State de atividade industrial e o índice de confiança das construtoras caíram mais que o esperando, se sobrepondo ao avanço nas vendas de varejo. Na China, a desaceleração na produção industrial e nas vendas de varejo foi destaque e deflagrou uma onda de fuga de risco globalmente.

Pesando ainda mais sobre o sentimento do investidor, o presidente da distrital de Minneapolis do Fed, Neel Kashkari, afirmou não estar pronto para falar que o BC norte-americano já terminou de elevar as taxas de juros neste ciclo.

Kashkari tem direito a voto nas decisões do Fed neste ano. Ele disse também que defende medidas mais rígidas de regulação do sistema bancário americano.

A declaração afetou a cotação das ações de grandes bancos, que já sofriam com perspectivas de rating.

Um analista da Fitch alertou nesta terça que a agência pode vir a rebaixar a nota de crédito de várias instituições financeiras dos EUA - uma semana depois de uma série de rebaixamentos de ratings do setor pela Moody's. Assim, os papéis do Bank of America (NYSE:BAC) (-3,20%), do Goldman Sachs (NYSE:GS) (-1,64%), do Wells Fargo (NYSE:WFC) (-2,31%),do JPMorgan (NYSE:JPM) (-2,55%), do Morgan Stanley (NYSE:MS) (-1,34%) e do Citi (-2,02%) cederam.

As montadoras também se destacaram negativamente. A General Motors (NYSE:GM) e a Ford (NYSE:F) perderam 2,26% e 1,80%, em meio às negociações com o sindicato da categoria. A Tesla (NASDAQ:TSLA) perdeu 2,84% depois de lançar versões mais baratas de seus modelos mais caros de veículos. Entre as fabricantes de veículos elétricos, a Lucid Group e a Rivian (NASDAQ:RIVN) caíram 5,32% e 3,62%.

O segmento de semicondutores corrigiu os ganhos da segunda-feira - só a Nvidia terminou em território positivo, com alta de 0,43%. Micron, Marvell, Advanced Micro Devices, Qualcomm e Broadcom recuaram.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações