Bolsas de NY fecham em baixa, em meio a avanço da covid-19 e crise política

Estadão Conteúdo

Publicado 11.01.2021 15:59

Atualizado 11.01.2021 19:10

Bolsas de NY fecham em baixa, em meio a avanço da covid-19 e crise política

As bolsas de Nova York fecharam em baixa, em meio à cautela nos mercados pelo avanço da covid-19, que segue registrando recordes de mortes e novos casos, ofuscando as notícias da vacinação. Além disso, as tensões políticas em Washington trazem incertezas ao mercado em meio a um turbulento final de mandato do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O papel das redes sociais na crise está sendo monitorado, e as ações de Facebook e Twitter se destacaram entre as principais perdas neste pregão.

O Dow Jones fechou em baixa de 0,29%, em 31.008,69 pontos, o S&P 500 teve recuo de 0,66%, aos 3.799,61 pontos, e o Nasdaq teve queda de 1,25%, aos 13.036,43 pontos.

Nos EUA, a Califórnia ultrapassou a marca de 30 mil mortes causadas pela covid-19. O país já registrou mais de 22 milhões de casos de covid-19 e mais de 370 mil mortes, segundo a Universidade Johns Hopkins. O cenário ofusca o avanço da vacinação, que nesta segunda-feira contou com o presidente eleito Joe Biden tendo a segunda dose da vacina injetada.

Investidores acompanham os desdobramentos das cenas de violência na última quarta-feira no Capitólio. Nesta segunda, democratas apresentaram à Câmara dos Representantes o artigo de impeachment de Trump, acusado de ter incitado os protestos, que causaram pelo menos cinco mortes. O cenário ofusca o otimismo para a aprovação de novos pacotes fiscais, esperados com o governo de Biden.

O FBI enviou um memorando para as forças policiais americanas alertando sobre possíveis protestos armados nos 50 Capitólios estaduais a partir de 16 de janeiro. Além disso, o Departamento de Segurança Nacional divulgou uma declaração afirmando que antecipou para o dia 13 de janeiro o início das operações especiais em virtude da posse de Biden, que anteriormente começariam apenas na véspera, dia 19.

A crise política levou grande atenção aos papéis das empresas de tecnologia. O Twitter, que baniu a conta de Trump na última sexta-feira, viu seus papéis caírem mais de 10% na abertura do mercado. A chanceler alemã Angela Merkel chamou de "problemática" a decisão da rede, e outros líderes afirmaram que é o momento de pensar em regulações sobre o papel das big techs.

As ações do Twitter (NYSE:TWTR) fecharam em baixa de 6,41%. Com decisões parecidas sobre restringir Trump, o Facebook (NASDAQ:FB) também viu seus papéis terem baixa, de 4,01%. Apple (NASDAQ:AAPL) e Amazon (NASDAQ:AMZN), que limitaram a rede social Parler de suas plataformas por conta do possível incitamento à violência em meio aos acontecimento em Washington, também tiveram queda, de 2,32% e 2,15% respectivamente.

As ações da Ford (NYSE:F) subiram 3,33%, em dia que a empresa anunciou o fim de três fábricas no Brasil. A Boeing (NYSE:BA) fechou em baixa de 1,48% após a queda de um avião de sua frota na Indonésia no final de semana. No plano farmacêutico, os papéis da Eli Lilly (NYSE:LLY) fecharam em alta de 11,74% em meio a resultados positivos sobre seu medicamento contra Alzheimer. A Pfizer (NYSE:PFE) teve ganho de 1,72%, em dia que foi anunciada a expansão das doses produzidas em parceria com a BioNTech (DE:22UAy) contra a covid-19 em 2021 para 2 bilhões.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações