Bolsas de NY fecham em baixa, pressionadas por incertezas sobre teto da dívida dos EUA

Estadão Conteúdo

Publicado 23.05.2023 18:38

Bolsas de NY fecham em baixa, pressionadas por incertezas sobre teto da dívida dos EUA

As bolsas de Nova York fecharam em baixa nesta terça-feira, 23, em mais uma queda impulsionada pela cautela diante das incertezas geradas pela falta de um acordo sobre o teto da dívida dos Estados Unidos. Há ceticismo sobre o prazo de 1º de junho que as autoridades deram para uma resolução, enquanto congressistas seguem sem concordar sobre quais ajustes terão de ser realizados.

Além disso, as disputas sino-americanas, que nos últimos dias ganharam importantes contornos no setor de chips, seguem preocupando investidores.

O índice Dow Jones fechou em queda de 0,69%, em 33.055,51 pontos, o S&P 500 caiu 1,12%, a 4.145,58 pontos, e o Nasdaq recuou 1,26%, a 12.560,25 pontos.

"As ações dos EUA estão caindo, pois as negociações do teto da dívida atingiram um grande obstáculo e a última rodada de dados econômicos sugere que o processo de desinflação vai começar a ter dificuldades", afirma Edward Moya, analista da Oanda. O que também está pesando no sentimento é o confronto China-EUA, que pode colocar mais estresse no setor de chips, aponta.

A China proibiu certas empresas locais dos principais setores de infraestrutura de informação de comprar chips de memória da Micron, citando riscos de segurança nacional. A repressão afeta parte das vendas anuais de cerca de US$ 3 bilhões da Micron na China. Os papéis da empresa recuaram 0,33%.

Já nesta terça, a Apple (NASDAQ:AAPL) anunciou um novo acordo multibilionário com a Broadcom para fabricar componentes de radiofrequência 5G e chips sem fio. A primeira teve queda de 1,52%, enquanto a segunda avançou 1,20%.

As ações despencaram depois que saiu a informação de McCarthy afirmou que os dois lados não estão perto de um acordo com apenas nove dias restantes até o default. "A fala também nos lembrou do ceticismo que alguns republicanos têm com a data estipulada pela secretária do Tesouro, Janet Yellen, em 1º de junho", aponta o analista.

Entre outras empresas, as ações da Chevron (NYSE:CVX) subiram 2,89%, depois que os papéis da petroleira ganharam recomendação de compra devido a um acordo de US$ 6 bilhões para a aquisição da PDC Energy. A Netflix (NASDAQ:NFLX) teve baixa de 1,93%, em dia marcado pelo anúncio do começo das cobranças pelo uso de contas por múltiplos usuários. Enquanto isso, a Microsoft (NASDAQ:MSFT) caiu 1,84%, em dia no qual a empresa anunciou que irá incorporar seu buscador Bing ao ChatGPT, seguindo a disputa com o Google (NASDAQ:GOOGL).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações