Bolsas de NY fecham em baixa, pressionadas por perspectivas econômicas e incertezas

Estadão Conteúdo

Publicado 27.06.2023 05:10

Bolsas de NY fecham em baixa, pressionadas por perspectivas econômicas e incertezas

As bolsas de Nova York fecharam em baixa nesta segunda-feira, 26, iniciando a semana com quedas em meio a um cenário de potencial maior aperto monetário por parte dos bancos centrais para tentar conter a inflação. Especialistas acreditam que o quadro atual favoreça novas altas de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), o que deve pressionar os ativos de risco ainda por algum tempo.

No ajuste de fechamento, o Dow Jones caiu 0,04%, a 33.714,71 pontos; o S&P 500 perdeu 0,45%, a 4.328,82 pontos; e o Nasdaq cedeu 1,16%, a 13.335,78 pontos.

A Capital Economics espera que os ativos de risco tenham dificuldades no segundo semestre deste ano, à medida que as principais economias desenvolvidas entrem em recessão. Mas a consultoria prevê que as dificuldades serão curtas: até 2024, espera que a economia global esteja se recuperando e acha que o entusiasmo com a tecnologia de inteligência artificial, que tem sido um vento favorável para o mercado de ações este ano, fornecerá um impulso adicional para as ações.

A Oxford Economics avalia que, no momento, com a atividade real surpreendendo positivamente, mais aperto nas políticas monetárias parece quase inevitável. A turbulência do setor bancário de março está praticamente esquecida, mas a inflação teimosa está elevando as taxas terminais esperadas pelo mercado, afirma. Neste semana, um dos grandes temas observados será a divulgação do índice de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês), medida preferida pelo dirigentes do Fed para a inflação nos Estados Unidos.

Quanto às incertezas, o presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que o país e o Ocidente não estão relacionados com a revolta armada do grupo Wagner, na Rússia, que começou na sexta-feira. O democrata disse: "nós não demos nenhuma desculpa para o Putin culpar o Ocidente ou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nesse caso. Deixamos claro que não estamos envolvidos".

Entre as empresas, a Pfizer (NYSE:PFE) anunciou, nesta segunda-feira, que está planejando seguir os trabalhos com seu candidato a fármaco danuglipron para um estágio avançado de desenvolvimento como tratamento para obesidade e diabetes tipo 2, mas que vai interromper o desenvolvimento do candidato lotiglipron. Os papéis da empresa recuaram 3,68%. Outra queda de destaque foi da companhia de viagens Carnival (LON:CCL) Corporation, que recuou 7,59% após divulgar resultados que desagradaram investidores.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações