Bolsas de NY fecham em forte alta,com aprovação de teto e aposta por pausa do Fed

Estadão Conteúdo

Publicado 02.06.2023 18:21

Bolsas de NY fecham em forte alta,com aprovação de teto e aposta por pausa do Fed

As bolsas de Nova York fecharam em forte alta nesta sexta-feira, 2, com todos os 11 setores do S&P 500 no sinal positivo. O apetite por risco foi acentuado pela aprovação do acordo do teto da dívida no Senado na quinta-feira e o relatório de emprego (payroll) nesta sexta que, mesmo com dados mistos, firmou expectativas de manutenção das taxas de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) na próxima reunião.

O índice Dow Jones fechou em alta de 2,12%, a 33.762,76 pontos; o S&P 500 avançou 1,45%, a 4.282,37 pontos; e o Nasdaq subiu 1,07%, a 13.240,77 pontos. Nas semana, os ganhos foram de 2,02%, 1,83% e 2,04%, respectivamente.

O clima positivo já vinha desde cedo, no dia seguinte ao aval de senadores ao projeto que suspende o teto da dívida. O presidente dos EUA, Joe Biden, indicou que assinará a proposta assim que chegar a sua mesa, em um movimento que atenuou incertezas nos mercados.

Os negócios ganharam ainda mais fôlego logo após a divulgação do payroll, que mostrou uma criação de empregos acima do esperado mas a desaceleração nos salário e avanço do desemprego.

A chance de o Fed pausar o ciclo de aperto monetário neste mês chegou a recuar após o payroll mas não deixou de ser majoritária, e voltou ao nível acima de 70% no fim da tarde, conforme o mercado foi digerindo os dados.

"Apesar de um ganho de empregos impressionante que superou as expectativas do mercado, os dados n geral continuaram sugerindo que a atividade econômica está desacelerando, ainda que gradualmente", comentou o Wells Fargo (NYSE:WFC) em relatório.

Os índices foram renovando máximas ao longo do dia, e nem a decisão da Fitch de manter a avaliação de créditos dos Estados Unidos em observação negativa foi suficiente para pressioná-los para o negativo.

Entre os destaques, o setor de energia ampliou ganhos com a alta do preço do petróleo, às vésperas da reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+), que ocorre neste fim de semana. As petroleiras americanas Chevron (NYSE:CVX) e Exxon Mobil (NYSE:XOM), que avançam no acordo para perfurar na Argélia, fecharam com ganhos de 2,69% e 2,32%, respectivamente.

O segmento de veículos elétricos também foi impulsionado, em meio ao anúncio da General Motors (NYSE:GM) de acordo com a POSCO Future M. O negócio visa a expansão da produção de materiais usados na produção de EVs e a cadeia de suprimento americana. Com isso, as ações da GM subiram 3,82%, as da Tesla (NASDAQ:TSLA) avançaram 3,11%, e as da Ford (NYSE:F), 2,31%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A Apple (NASDAQ:AAPL) também subiu 0,33%, a poucos dias da sua conferência anual Apple Worldwide Developers Conference, na qual espera-se que a empresa apresente o seu novo headset de realidade virtual.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações