Bolsas de NY fecham em forte queda, com cautela por covid e pressão do petróleo

Estadão Conteúdo

Publicado 19.07.2021 14:35

Atualizado 19.07.2021 17:40

Bolsas de NY fecham em forte queda, com cautela por covid e pressão do petróleo

As bolsas de Nova York fecharam em forte queda, com todas as ações do índice Dow Jones no vermelho. O receio sobre possíveis consequências da variante Delta do coronavírus para a recuperação global esteve entre os fatores que derrubaram as ações. Outro elemento foi o forte tombo do petróleo, que pressionou as ações de petroleiras, além das tensões entre Estados Unidos e China, que voltam ao radar. O índice Dow Jones fechou em baixa de 2,09%, em 33.962,04 pontos, o S&P 500 caiu 1,59%, a 4.258,49 pontos, e o Nasdaq recuou 1,06%, a 14.274,98 pontos.

Na visão de Edward Moya, analista da OANDA, a "aversão ao risco está firmemente estabelecida à medida que a propagação da variante delta está desencadeando um voo para a segurança conforme as preocupações econômicas globais se intensificam". Os investidores globais estão ficando ansiosos e vendendo ações, que estavam em um cenário propício para recuos depois das altas consecutivos que levou os índices a renovarem recordes, avalia o analista. "É difícil manter ativos de risco no curto prazo, agora que ultrapassamos o pico de tudo" afirma sobre recuperação econômica e estímulos fiscais.

"As ações caíram ainda mais após relatos de que os EUA e aliados estão culpando indivíduos ligados ao governo chinês pelo hack do Microsoft Exchange", aponta Moya, sugerindo que a lista de problemas entre as duas maiores economias do mundo continua a crescer e provavelmente sugere que não veremos águas calmas tão cedo. As disputas seguem tendo repercussão especialmente em empresas chinesas listadas nas bolsas americanas, e a Didi (NYSE:DIDI), que vem sendo um dos principais alvos da intervenção de Pequim, sofreu mais uma queda, recuando 7,69%. Neste cenário, os balanços ficaram em segundo plano. Com resultados marcados para depois do fechamento do mercado, a IBM (NYSE:IBM) (SA:IBMB34) recuou 0,71%.

Com a cautela, aéreas estiveram entre as mais penalizadas na sessão. American Airlines (NASDAQ:AAL) (SA:AALL34) (-4,14%), Delta Air Lines (NYSE:DAL) (-3,77%) e United Airlines (NASDAQ:UAL) (SA:U1AL34) (-5,54%) recuaram. Ligadas ao ramo de hospedagem, Booking Holdings (NASDAQ:BKNG) (SA:BKNG34) (-3,60%) e Airbnb (NASDAQ:ABNB) (SA:AIRB34) (-1,81%) foram outras quedas. Com o barril caindo próximo a 7% em Londres e NY, com o mercado atento ao acordo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep+), Chevron (NYSE:CVX) (SA:CHVX34) (-2,69%), ExxonMobil (NYSE:XOM) (SA:EXXO34) (-3,44%) e Conoco Philips (NYSE:COP) (SA:COPH34) (-3,24%) foram outros destaques pressionando os índices. Contrariando a tendência, as ações da Moderna (NASDAQ:MRNA) (SA:M1RN34) dispararam 9,48%, em mais uma alta que segue a notícia de que a empresa passará a integrar o S&P 500 a partir da próxima quarta-feira, 21.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações