Bolsas de NY fecham em queda, com grandes bancos e Meta sob pressão

Estadão Conteúdo

Publicado 06.12.2022 15:11

Atualizado 06.12.2022 18:40

Bolsas de NY fecham em queda, com grandes bancos e Meta sob pressão

Os mercados acionários de Nova York chegaram a operar mistas logo no início do pregão, mas terminaram a terça-feira em território claramente negativo. Temores sobre uma potencial recessão econômica estiveram em foco, com a inversão na curva dos Treasuries se aprofundando. Além disso, algumas ações reagiram a notícias específicas, como a Meta, pressionada em meio a relatos na imprensa de que a gigante de tecnologia pode se ver mais pressionada na Europa em sua estratégia para alavancar a receita com anúncios.

O índice Dow Jones fechou em baixa de 1,03%, em 33.596,34 pontos, o S&P 500 recuou 1,44%, a 3.941,26 pontos, e o Nasdaq teve baixa de 2,00%, a 11.014,89 pontos.

Houve volatilidade e índices perto da estabilidade logo no início do dia, após o recuo visto na segunda-feira. Mais cedo, a balança comercial dos EUA mostrou alta no déficit em outubro, a US$ 74,1 bilhões, ante previsão de US$ 80 bilhões de déficit dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal.

Ao longo do pregão desta terça, temores de recessão estiveram em foco, com a perspectiva de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) tenha de continuar a elevar os juros para conter a inflação.

Entre ações de grandes bancos, Morgan Stanley (NYSE:MS) recuou 2,56%, após a CNBC reportar que ele cortou cerca de 2% de sua equipe nesta terça, segundo fontes ligadas ao assunto. A Dow Jones Newswires confirmou a notícia posteriormente, e a CNBC lembrava que outras companhias do setor também realizavam reduções na folha de pagamento, diante do baixo desempenho em Wall Street. Bank of America (NYSE:BAC) caiu 4,26%, Goldman Sachs (NYSE:GS) teve baixa de 2,32% e Citigroup (NYSE:C), de 1,45%.

Meta, por sua vez, caiu 6,79%. Reguladores da União Europeia podem restringir a atuação da empresa para conseguir levar anúncios personalizados a seus usuários, reportou a Dow Jones Newswires a partir de fontes ligadas ao assunto. Entre gigantes de tecnologia e serviços de comunicação, Apple (NASDAQ:AAPL) caiu 2,54%, Amazon (NASDAQ:AMZN) recuou 3,03% e Microsoft (NASDAQ:MSFT), 2,03%. Alphabet (NASDAQ:GOOGL) fechou em queda de 2,51% e Intel (NASDAQ:INTC), de 1,95%. Em outros setores, Boeing (NYSE:BA) caiu 3,60%, pressionando o Dow Jones, enquanto Walt Disney (NYSE:DIS) recuou 3,80%.

Ao analisar o quadro, a Capital Economics advertia que o rali recente do índice S&P 500 não deve perdurar nos próximos meses. Na opinião da consultoria, o índice acionário não mostrará tanto impulso, diante da "perspectiva de uma recessão leve em 2023".

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações