Bolsas de NY fecham em queda forte, após Fed reafirmar aperto nos juros

Estadão Conteúdo

Publicado 26.08.2022 14:49

Atualizado 26.08.2022 18:16

Bolsas de NY fecham em queda forte, após Fed reafirmar aperto nos juros

Os mercados acionários de Nova York registraram queda forte, nesta sexta-feira. O fato de o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) ter reforçado seu compromisso de subir juros para conter a inflação pressionou as ações. Entre os setores, tecnologia e serviços de comunicação estiveram entre as maiores perdas, fazendo com o que o Nasdaq caísse mais.

O índice Dow Jones fechou em baixa de 3,03%, em 32.283,40 pontos, o S&P 500 caiu 3,37%, a 4.057,66 pontos, na mínima do dia, e o Nasdaq recuou 3,94%, a 12.141,71 pontos. Na comparação semanal, o Dow Jones registrou queda de 4,22%, o S&P 500 caiu 4,04% e o Nasdaq, 4,44%.

Nesta sexta, o índice Dow Jones perdeu pouco mais de mil pontos (1.008,38). O presidente do Fed, Jerome Powell, fez um aguardado discurso no simpósio de Jackson Hole, no qual disse que a prioridade neste momento é levar a inflação de volta à meta de 2%.

Segundo ele, o compromisso com a estabilidade de preços é "incondicional", mesmo que o aperto cause "alguma dor" para famílias e empresas nos EUA. Para o CIBC e outros analistas, Powell rechaçou a ideia de que um relaxamento na política monetária pode vir rápido. O Fed ainda publicou análise segundo a qual os EUA vão sair da pandemia com crescimento lento.

Entre papéis em foco nas bolsas americanas, 3M recuou 9,54%, após perder na Justiça uma tentativa de garantir proteção contra falência, em uma disputa que envolve protetores auditivos militares fabricados pela empresa. Salesforce, por sua vez, caiu 4,97%, depois de publicar balanço considerado negativo.

Entre outras ações de peso, Apple (NASDAQ:AAPL) fechou em baixa de 3,77%, Amazon (NASDAQ:AMZN) caiu 4,76%, Alphabet (NASDAQ:GOOGL) recuou 5,41% e Microsoft (NASDAQ:MSFT), 3,86%. Boeing (NYSE:BA) registrou queda de 2,86% e, entre os bancos, Citigroup (NYSE:C) perdeu 4,38% e Morgan Stanley (NYSE:MS), 3,45%.

Ainda no noticiário, os EUA e a China anunciaram acordo sobre auditorias que funcionários americanos poderão fazer em registros de empresas chinesas, para que os papéis destas possam ser negociados em solo americano.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações