Bolsas de NY fecham mistas, após virada de Dow Jones e S&P 500 com Treasuries

Estadão Conteúdo

Publicado 02.08.2021 15:25

Atualizado 02.08.2021 18:40

Bolsas de NY fecham mistas, após virada de Dow Jones e S&P 500 com Treasuries

As bolsas de Nova York operaram em alta durante boa parte do pregão deste segunda-feira, mas perderam fôlego à tarde e fecharam mistas. O movimento ocorreu em meio ao aumento da demanda por Treasuries, cujos juros recuaram ao menor nível desde fevereiro. No radar dos investidores, estiveram indicadores econômicos, o avanço do pacote de infraestrutura no Senado americano e o debate sobre o teto da dívida nos Estados Unidos.

No fechamento, Dow Jones recuou 0,28%, a 34.838,16 pontos, o S&P 500 caiu 0,18%, a 4.387,16 pontos, e o Nasdaq avançou 0,06%, a 14.681,07 pontos.

Perto do encerramento da sessão, os investidores aceleraram a venda de ações, o que aumentou a perda de fôlego das bolsas. O movimento coincidiu com uma entrevista de Christopher Waller, diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), à CNBC.

O dirigente atrelou a redução dos estímulos monetários ao desempenho do mercado de trabalho americano. Segundo ele, se o payroll de julho e o de agosto mostrarem melhora do emprego no país, a instituição pode começar a reduzir as compras de ativos, processo chamado de "tapering", em outubro.

Ao longo da tarde, os juros dos Treasuries renovaram mínimas intraday sucessivas e chegaram ao menor nível em 6 meses, em meio ao debate sobre o teto da dívida, regra fiscal que voltou a vigorar nos EUA devido a um impasse entre a Casa Branca e o Congresso.

Em comunicado após o fechamento do mercado, a secretária do Tesouro, Janet Yellen, informou que o governo adotou "medidas emergenciais" para cumprir o teto. Na avaliação da Oxford Economics, contudo, esses recursos devem se esgotar no final de setembro. "Nesse ponto, o Tesouro precisaria fazer cortes drásticos nos tamanhos dos leilões de títulos, o que seria perturbador para os mercados", avalia a economista Nancy Vanden Houten.

No S&P 500 (NYSE:SPY), o subíndice do setor de materiais liderou as quedas (-1,17%), seguido pelo do setor industrial (-0,73%) e pelo de energia (-0,71%). Este último foi influenciado pela forte queda do barril do petróleo hoje.

As bolsas americanas chegaram a operar em alta firme no começo da sessão, embaladas pelo pregão positivo na Europa e na Ásia. Durante a madrugada e parte da manhã, os investidores deixaram de lado as preocupações com a variante delta do coronavírus e com o cerco regulatório da China ao setor privado do país e compraram ações.

Durante a semana, o mercado acompanhará o avanço do pacote de infraestrutura bipartidário, que pode ser aprovado nos próximos dias no Senado, e novos resultados trimestrais de empresas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

"Lucros fortes têm sido um fator importante para o desempenho do mercado de ações deste ano e a temporada de balanços do segundo trimestre tem sido, em sua maior parte, muito encorajadora", dizem analistas da LPL Financial.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações